quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Tanízio Sá critica gestão municipal de Rio Branco e destaca sentimento de mudança em Sena Madureira

ALEAC

Na sessão desta terça-feira, 10 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Tanízio Sá (MDB), fez duras críticas à gestão educacional do município de Rio Branco, destacando a falta de competência e compromisso do prefeito Tião Bocalon. Ele endossou as preocupações já levantadas pelos deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Emerson Jarude (Partido Novo), apontando que a situação é “muito grave” e que o prefeito deveria ter tomado providências para evitar prejuízos ao ano letivo das crianças.

O deputado destacou que, apesar dos esforços da Secretária de Educação, Nabiha Bestene, para prever os problemas, “o gestor é tão ruim” que deixou a situação agravar-se, prejudicando o ensino no município. Ele criticou ainda a tentativa de realizar contratações emergenciais para salvar o ano letivo, afirmando que “emergência é quando há uma causa natural, um desastre”, e não por falta de planejamento. “Não tem como chamar o Ministério Público, autorizar ou pedir para que seja contratado isso”, argumentou.

Sobre a ideia de chamar professores para trabalharem de forma voluntária, Tanízio Sá foi enfático: “É impossível. O cidadão que trabalhou tem que receber”. Ele ainda lembrou que o Ministério Público e o Tribunal de Contas monitorariam qualquer tentativa de contratação irregular, destacando que “não tem jeito” de resolver a situação com “jeitinho”.

Além das críticas à gestão educacional, o deputado mencionou a situação das queimadas no estado, que têm afetado a qualidade do ar, e lamentou que a situação tenha chegado a esse ponto. Ele também fez questão de parabenizar a população de Sena Madureira pelo sentimento de mudança observado durante uma recente carreata na cidade, destacando a atuação do então candidato a prefeito, deputado federal Gerlen Diniz, e do governador Gladson Cameli, que participaram do evento.

O parlamentar concluiu com uma nota de otimismo em relação ao futuro político tanto de Rio Branco quanto de Sena Madureira, ressaltando o desejo por uma nova forma de gestão e o trabalho democrático que vem sendo feito na região. “Eu percebi que o povo de Sena Madureira está com sentimento de mudança. Nada contra a atual gestão, mas é visível que há um desejo de mudança”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

O post Tanízio Sá critica gestão municipal de Rio Branco e destaca sentimento de mudança em Sena Madureira apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo