quarta-feira, 11 fevereiro, 2026

STF volta a julgar marco temporal para demarcação de terras indígenas


Logo Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta quarta-feira (10) quatro processos que tratam do marco temporal para demarcação de terras indígenas.STF volta a julgar marco temporal para demarcação de terras indígenas | Cidade AC News – Notícias do AcreSTF volta a julgar marco temporal para demarcação de terras indígenas | Cidade AC News – Notícias do Acre

Na sessão de hoje, a Corte vai ouvir as sustentações orais das partes envolvidas. A data da votação dos ministros será marcada posteriormente.

Notícias relacionadas:

Dois anos após a Corte declarar o marco inconstitucional, os ministros voltarão a julgar o tema.

Em 2023, o STF considerou que o marco temporal é inconstitucional. Além disso, o marco também foi barrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vetou o projeto de lei em que o Congresso validou a regra. Contudo, os parlamentares derrubaram o veto de Lula.

Dessa forma, voltou a prevalecer o entendimento de que os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Após a votação do veto presidencial, o PL, o PP e o Republicanos protocolaram no STF ações para manter a validade do projeto de lei que reconheceu a tese do marco temporal.

Por outro lado, entidades que representam os indígenas e partidos governistas também recorreram ao Supremo para contestar novamente a constitucionalidade da tese. 

Antes de retomar o julgamento, o STF realizou diversas audiências de uma comissão de conciliação entre as partes envolvidas na questão. A conciliação foi convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator das ações.

Contudo, a Articulação dos Povos Indígenas (Apib), principal entidade que atua na defesa dos indígenas, decidiu se retirar da conciliação, por entender que não há paridade no debate. 

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros resgata embarcação e motores após naufrágio no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul

Na manhã desta terça-feira (10), o Corpo de Bombeiros...

Abastecimento de água será interrompido em bairros de Mâncio Lima nesta quarta-feira

O abastecimento de água será interrompido de forma programada...

Senador apresenta projeto para tentar barrar homenagem a Lula com verba pública no Carnaval

O senador Bruno Bonetti (PL-RJ) protocolou nesta segunda-feira (9/02),...

Equipe de Beta Whately confirma fim de relacionamento com Rubinho Barrichello

*]:pointer-events-auto scroll-mt-(--header-height)" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="de8ab807-589d-4909-90d0-7279d3a01c2f" data-testid="conversation-turn-89" data-scroll-anchor="false" data-turn="user"> *]:pointer-events-auto scroll-mt-"...

Polícia não localiza donos de academia em SP onde professora morreu em piscina

Os donos da academia C4 Gym, no Parque São...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo