quinta-feira, 29 maio, 2025
16.3 C
Rio Branco

Secretaria da Mulher lança cartilha Não se Cale, de combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), lançou nesta terça-feira, 6, a cartilha “Não se Cale: combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”, com o objetivo de conscientizar servidores públicos, gestores e a sociedade em geral sobre comportamentos abusivos no contexto profissional. O evento foi realizado na sede da Semulher, em Rio Branco.

A ação faz parte do programa Não se Cale, instituído pelo governo do Acre por meio do Decreto nº 11.539, a iniciativa busca prevenir e enfrentar a violência contra a mulher no ambiente laboral. A publicação do decreto oficializou o programa desenvolvido pela Semulher desde maio de 2023.

“A Semulher já desenvolve esse trabalho há dois anos, com palestras nos espaços públicos e privados, não só aqui em Rio Branco como no interior do estado. A partir de então, percebemos como é importante dar continuidade e realizar mais uma ação, que seja permanente e possa informar o que configura assédio e onde denunciar, além de colocar a Semulher à disposição para atendimento psicológico às vítimas”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

Segundo a gestora, o material já disponibilizado em versão digital no site da Semulher será distribuído nos órgãos públicos estaduais e também em empresas privadas. “O combate ao assédio é uma responsabilidade coletiva. Garantir ambientes respeitosos é também uma forma de promover justiça social e igualdade de gênero”, completou.

A cartilha apresenta conceitos, exemplos de situações para tipificar o crime de assédio moral e sexual, orientações legais e os canais disponíveis para denúncia e acolhimento.

“Para mim é uma alegria estar aqui a convite da Secretaria da Mulher e da secretária Márdhia. Enquanto organização, Sitoakore [Organização dos Povos Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia], nos sentimos honrados em participar de uma iniciativa com um tema tão importante. Quando uma mulher é vítima, todas nós sentimos. Então essa ação do governo e da Semulher, essa cartilha amplia o debate com assuntos muito cruciais. Isso traz benefícios tanto para mulheres indígenas quanto para mulheres não indígenas”, disse a representante da Sitoakore e liderança indígena, Xiú Shanenawa.

“Representando o Ministério Público, é uma honra muito grande participar desse evento e eu gostaria de parabenizar a Secretaria da Mulher por essa importante iniciativa, o lançamento dessa cartilha de combate ao assédio moral e sexual no trabalho. No meio do ambiente de trabalho existem muitas práticas abusivas, principalmente para públicos vulneráveis como mulheres, pessoas indígenas, negras e LGBTQIAP+. Por isso a importância do lançamento dessa cartilha, para combater essa chaga que atenta contra a dignidade das pessoas”, destacou a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais do Ministério Público do Acre, Rita de Cássia Nogueira.

O post Secretaria da Mulher lança cartilha Não se Cale, de combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Kanye West pede perdão e diz que ‘está farto do antissemitismo’

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Kanye West, 47, afirmou...

Taylor Swift não terá mais de depor em julgamento de Blake Lively e Justin Baldoni

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Taylor Swift não será...

Ancelotti ganha presentes nos estádios e vê gols de quem não foi convocado

(UOL/FOLHAPRESS) - A semana tem sido de agenda cheia...

UE adia regras de negociação bancária pela segunda vez, em espera por medidas dos EUA –

A União Europeia (UE) adiará novamente a implementação de...

Morre, aos 90 anos, o embaixador Marcos Azambuja

O embaixador Marcos Castrioto de Azambuja, um dos nomes...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo