sexta-feira, 5 dezembro, 2025

“Quero paz, quem quiser brigar que brigue só”, diz Cesário sobre a recusa de Jorge Viana em apoiar sua candidatura a presidente do PT

A disputa pela presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre reacendeu um antigo racha interno e colocou, mais uma vez, o ex-senador Jorge Viana (PT) no centro de uma crise política. A eleição, marcada para o próximo mês, virou palco de um confronto direto entre Viana e o militante histórico Cesário Braga, chefe do escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre, favorito na disputa e que conta com apoio da maioria das correntes internas da sigla.

Apesar do favoritismo, Cesário enfrenta forte resistência do ex-senador, que já comunicou à direção estadual que não aceitará, sob nenhuma hipótese, que ele assuma o comando partidário. Segundo informações publicadas pelo Blog do Crica, Jorge Viana chegou a ameaçar não participar do processo caso a candidatura de Cesário seja mantida.

O embate tem raízes antigas. A mágoa de Jorge remonta a 2018, quando o grupo Democracia Radical (DR), liderado por Cesário, lançou Ney Amorim como candidato ao Senado, dividindo os votos petistas e contribuindo para a derrota de Viana naquela eleição. Mais recentemente, Viana também articulou o veto à indicação de Cesário para a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Acre, ampliando o desgaste entre os dois.

Enquanto Jorge Viana tenta viabilizar o nome do vereador André Kamai (PT) como alternativa, o grupo de Cesário se fortalece e já sinaliza que, se eleito, apoiará o próprio Viana como candidato ao Senado em 2026. “Não estou brigando e nem quero brigar com ninguém, mas tenho o direito, como qualquer filiado, de querer ser candidato a presidente para juntar os pedaços do PT. Quero paz. Quem quiser brigar que brigue só”, afirmou Cesário Braga ao Blog do Crica.

O impasse deve ser tema de uma reunião nos próximos dias, mas o clima é de difícil conciliação. Nos bastidores, a disputa não é apenas por comando político, mas também pelo controle do Fundo Eleitoral da sigla no estado, o que aumenta o peso da escolha do novo presidente.

A eleição para a escolha do novo presidente estadual está marcada para o dia 6 de julho e, até o momento, Cesário Braga é o único candidato inscrito para o cargo.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo