quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Prefeitura de Rio Branco realiza limpeza nas ETAs para garantir qualidade da água distribuída à população

Com o objetivo de assegurar a qualidade da água consumida pelos moradores da capital, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Departamento de Água e Esgoto (Saerb), realizou esta semana, uma limpeza completa nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II.

De acordo com Éder Franco, engenheiro de manutenção da autarquia, o procedimento foi necessário devido ao acúmulo de sedimentos nas etapas de decantação, canaletas e colmeias, estruturas fundamentais no processo de purificação da água.

Limpeza nas ETAs VAL 3
“O procedimento foi necessário devido ao acúmulo de sedimentos nas etapas de decantação, canaletas e colmeias, estruturas fundamentais no processo de purificação da água”, explicou Éder. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“A gente faz essa limpeza porque a turbidez alta traz muito sedimento, as partículas suspensas, aí vai acumulando sujeira lá. Mesmo reduzindo a vazão, vai acumulando sedimento nas duas ETAs. Então, os nossos técnicos observam a turbidez. O primeiro procedimento é reduzir a vazão, tentando equilibrar o tratamento e manter a qualidade. Se mesmo assim não for suficiente, os químicos e técnicos calculam o ajuste ideal para garantir a eficiência do processo”, explicou o engenheiro.

As equipes enfrentaram cerca de dez dias consecutivos de alta turbidez na água bruta, provocada pelas chuvas que atingiram os principais afluentes, como o Riozinho do Rola e o Rio Xapuri. Esses rios acabam carregando uma grande quantidade de material orgânico e partículas em suspensão, o que exige maior controle no processo de tratamento.

Limpeza nas ETAs VAL 1
As equipes enfrentaram cerca de dez dias consecutivos de alta turbidez na água bruta, provocada pelas chuvas que atingiram os principais afluentes. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Durante a limpeza, foi feita a retirada completa dos resíduos acumulados nas estruturas internas das ETAs, especialmente nos decantadores, colmeias e canaletas, locais onde ocorre a separação dos sedimentos da água.

“Quando nós terminamos a limpeza da ETA I, imediatamente colocamos a vazão para 600, que é o limite máximo dessa unidade. A ETA II trabalha com vazão de até 1.050 litros por segundo. No entanto, só atingimos a capacidade máxima quando o manancial está com a água menos turva. Se houver muitos sedimentos, precisamos reduzir a vazão, pois o nosso objetivo é ofertar água com qualidade, não apenas quantidade. A aparência da turbidez é um indicativo, mas também existem fatores químicos que precisam ser controlados”, destacou Éder Franco.

A ação faz parte das medidas contínuas adotadas pela Prefeitura de Rio Branco para garantir o abastecimento seguro e a qualidade da água distribuída à população.

Limpeza nas ETAs VAL 2 e1761338774210
Limpeza nas ETAs VAL 4 e1761338369107
Limpeza nas ETAs VAL 5

The post Prefeitura de Rio Branco realiza limpeza nas ETAs para garantir qualidade da água distribuída à população first appeared on Prefeitura de Rio Branco.

Mais Lidas

Caso João Vitor: Três acusados de execução brutal em Cruzeiro do Sul vão a júri popular

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do...

Jovem ferido por raio durante ato político deixa hospital

O adolescente Eduardo Linhares, de 17 anos, que sofreu graves queimaduras...

Nikolas Ferreira fala sobre estado de saúde de manifestantes atingidos por raio em Brasília

Nikolas Ferreira (PL-MG) conversou com jornalistas, neste domingo (25/1),...

SBT diz que Cariúcha tem contrato até fevereiro e segue à disposição da emissora

O SBT se manifestou oficialmente nesta terça-feira (27/01) sobre...

Conheça a veia ativista de Jason Mraz, que retorna ao Brasil em 2026 com turnê

Conhecido por sucessos como “I’m Yours” e “I Won’t...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo