A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e sua Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, participou nesta terça-feira (16) da programação da feira “Aleac Levando Ciência”, promovida pela Escola do Legislativo Acreano Deputado Edson Cadaxo. A contribuição da secretaria ocorreu com a palestra “Corpos, floresta e território: racismo ambiental na Amazônia”, realizada em parceria entre as duas instituições.
O encontro foi conduzido de forma conjunta pelo professor, historiador e educador ambiental Gabriel Henrique e pela bióloga e comunicadora ambiental Marinara Lusvardi, que destacaram como o racismo ambiental se manifesta no cotidiano amazônico, refletindo-se em desigualdades no acesso a direitos, na exposição a riscos ambientais e na vulnerabilidade de povos e comunidades tradicionais.
“Falar de racismo ambiental no Acre é falar de nossa realidade e trazer esse tema para os espaços de formação é um passo importante para sensibilizar e transformar”, afirmou Marinara. (Foto: Secom)
Para a diretora da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, Luzimar Oliveira, iniciativas como essa reforçam o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa. “Essas parcerias são fundamentais porque nos permitem ampliar o debate, unindo saberes acadêmicos, técnicos e comunitários. Falar de racismo ambiental no Acre é falar de nossa realidade, e trazer esse tema para os espaços de formação é um passo importante para sensibilizar e transformar”, afirmou.
O público presente foi composto por estudantes, servidores e representantes de diferentes instituições. Entre eles, João Pedro Gomes, mestrando em biologia, destacou a relevância da atividade. “Foi uma oportunidade única de refletirmos sobre como questões ambientais e sociais estão interligadas. Entender o racismo ambiental é essencial para pensar políticas públicas mais inclusivas e efetivas na Amazônia.”
A ação integra a agenda de formações promovidas pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com instituições locais, reforçando o compromisso com a educação ambiental e com a promoção da igualdade social e racial.
"Mosca branca". Nesse caso, descrição atribuída a um musicista que brincava pelas ruas sem asfalto, nos arredores da casa em que viveu quando criança,...
Um adolescente foi apreendido pela Polícia Militar do Acre (PMAC) no fim da tarde deste domingo (13), durante patrulhamento no bairro Leonardo Barbosa, em...
Análise de dados dos últimos 20 anos levou em conta 42 métricas; 20 tiveram progresso e conquistas notáveis, sete sofreram retrocessos; agência da ONU...