Prefeito de Rio Branco visita Cruzeiro do Sul para tratar da situação dos resíduos sólidos junto aos prefeitos da regional do Juruá
admin
Prefeito de Rio Branco visita Cruzeiro do Sul para tratar da situação dos resíduos sólidos junto aos prefeitos da regional do Juruá
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que também preside a Associação dos Municípios do Acre (Amac) e o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CINRESO), esteve nesta sexta-feira (26), em Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, para tratar da situação dos resíduos sólidos junto aos prefeitos da regional.
Durante a visita, o presidente do CINRESO destacou a importância das soluções já desenvolvidas localmente para o tratamento do lixo e a reciclagem.
Ele ressaltou o trabalho pioneiro da cooperativa de catadores de Cruzeiro do Sul, que atua em parceria com a prefeitura local, sob a gestão do prefeito José de Souza Lima (Zequinha Lima), no desenvolvimento de iniciativas que podem servir de modelo para todo o estado.
“É possível transformar o lixo em algo útil para a sociedade”, destacou Bocalom. (Foto: Secom)
“Eu vi aqui que eles aproveitam e orientam as pessoas a fazer, inclusive em casa, o adubo orgânico. Isso mostra que é possível transformar o lixo em algo útil para a sociedade. Também acompanhei de perto o processo de reaproveitamento de garrafas PET, que chegam a virar vassouras. São iniciativas que demonstram criatividade e compromisso com o meio ambiente”, afirmou Bocalom
O coordenador do Consórcio de Resíduos Sólidos do Acre, Emerson Leão, destacou que o projeto iniciado há cerca de 10 anos, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e de diversas cooperativas formadas no estado, tem sido motivo de orgulho. Por determinação do presidente do consórcio, Tião Bocalom, a experiência será expandida para todo o Acre por meio do programa Recicla Acre.
“A iniciativa também terá foco na capital, incluindo moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade em Rio Branco”, explicou Leão. (Foto: Secom)
“Cada município terá um cooperado, sendo a identificação dos catadores realizada pela Secretaria de Assistência Social, priorizando beneficiários do Bolsa Família, especialmente mães solteiras, em parceria com o Ministério Público. A iniciativa também terá foco na capital, incluindo moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade em Rio Branco, buscando inseri-los no programa para garantir renda diária e mensal. O projeto já conta com alinhamento junto à Secretaria de Assistência Social e busca atrair grandes empresas interessadas na compra do material reciclado”, explicou Emerson.
O presidente da Coop Sul, cooperativa de agentes de reciclagem e coleta seletiva de material reciclável, Eutimar Sombra, também ressaltou que o trabalho desenvolvido em Cruzeiro do Sul tem sido referência para além das fronteiras do Acre.
“Pesquisamos experiências de outras cooperativas e consórcios do país e criamos um modelo sustentável para os municípios”, afirmou Sombra.(Foto: Secom)
“O trabalho da Coop Sul foi pensado como um projeto modelo, não só para o Acre, mas para o Brasil. Pesquisamos experiências de outras cooperativas e consórcios do país e criamos um modelo sustentável para os municípios”, afirmou Sombra.
Segundo o presidente do consórcio e prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, a experiência observada em Cruzeiro do Sul se encaixa “como uma luva” no programa que será implantado pelo consórcio intermunicipal, reforçando a importância da cooperação entre os municípios para dar respostas efetivas ao desafio dos resíduos sólidos.
O prefeito disse sair satisfeito e esperançoso após a visita: “O modelo criado aqui é único, porque foi desenvolvido de acordo com as necessidades locais. Tenho certeza de que vai servir de exemplo para todo o estado”, destacou o gestor da capital, Tião Bocalom.