Ícone do site Cidade AC News | Notícias do Acre, Amazônia e Brasil

Porto Walter inicia reflorestamento em área degradada por queimadas com apoio de estudantes e ribeirinhos

Porto Walter inicia reflorestamento em área degradada por queimadas com apoio de estudantes e ribeirinhos | Cidade AC News – Notícias do Acre

A cidade de Porto Walter deu início nesta segunda-feira (14) a uma ação de reflorestamento em uma área de mais de 4 hectares às margens do Igarapé Preto, região degradada por queimadas nos últimos dois anos. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Secretaria de Educação e ONGs ambientais, reúne estudantes da rede pública, moradores ribeirinhos e brigadistas voluntários. O objetivo é plantar mais de 2 mil mudas de espécies nativas como castanheira, açaí, ingá e pau-rosa até o fim do mês.

A iniciativa faz parte do projeto “Verde que Te Quero Verde”, lançado em abril deste ano, que visa recuperar áreas de preservação permanente (APPs) próximas a nascentes, igarapés e margens de rios. A escolha da área foi estratégica: segundo técnicos ambientais do município, o solo ali ainda apresenta potencial de regeneração natural, desde que auxiliado com reflorestamento assistido.

Para o secretário de Meio Ambiente, Paulo Fernandes, a ação vai além do plantio:

“Estamos formando uma nova geração de guardiões da floresta. Esses jovens que hoje colocam o pé na lama são os que amanhã vão defender o nosso bioma com orgulho.”

Além do plantio, os estudantes participaram de rodas de conversa sobre mudanças climáticas, queimadas ilegais e preservação da biodiversidade local. Cada muda plantada recebeu uma placa com o nome do aluno responsável e QR Code que leva a uma ficha de acompanhamento da espécie.

Ribeirinhos que vivem nas proximidades também colaboraram com a coleta de sementes e insumos, fortalecendo o vínculo comunitário com o meio ambiente. A Prefeitura informou que o projeto continuará em outras duas áreas até dezembro, com foco em regiões próximas ao Rio Juruá.

O estudante Pedro Lucas, 12 anos, resumiu o impacto do projeto:

“Nunca pensei que podia plantar uma floresta. Agora é minha árvore, vou voltar aqui pra ver crescer.”

A ação contou ainda com apoio logístico do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) e distribuição de material educativo nas escolas. A previsão é de que, ao fim do ano, o município tenha recuperado mais de 10 hectares de vegetação nativa.

Links internos do Cidade AC News:

Eliton Muniz – Caboco das Manchetes
Free Lancer | do Cidade AC News
https://cartao.lton.com.br/elitonmuniz
Rio Branco – Acre
https://www.instagram.com/cidadeacnews/

Sair da versão mobile