sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Polícia Civil do Acre é inserida em ferramenta utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas

Agencia de Notícia Gov do Estado do Acre

O governo do Acre, por meio da Polícia Civil (PCAC), firmou uma parceria com a empresa Meta, responsável pelas plataformas Instagram e Facebook, para integrar o Estado ao sistema Amber Alert. Essa ferramenta de alerta de emergência é utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas, emitindo avisos em plataformas digitais. A partir de agora, a Polícia Civil do Acre poderá acionar o Amber Alert, um recurso já utilizado por forças policiais em mais de 12 estados brasileiros.

Polícia Civil do Acre é inserida em ferramenta utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas | Cidade AC News – Notícias do Acre
Amber Alert é acionado pelas autoridades policiais quando uma criança é reportada como desaparecida ou sequestrada, desde que certas condições sejam atendidas. Imagem: divulgação

Criado nos Estados Unidos em 1996, o Amber Alert foi nomeado em homenagem a Amber Hagerman, uma menina de 9 anos que foi sequestrada e assassinada no Texas. Desde sua criação, o sistema tem sido adotado em vários países, adaptando-se às necessidades locais para auxiliar na localização rápida de crianças desaparecidas.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância dessa parceria para o Estado. “A inserção da Polícia Civil do Acre no Amber Alert representa um avanço significativo em nossas operações para localizar crianças desaparecidas. Com a colaboração da Meta, poderemos ampliar nossa capacidade de resposta e garantir que a sociedade seja rapidamente informada em casos de emergência, aumentando as chances de um desfecho positivo”, declarou.

Polícia Civil do Acre é inserida em ferramenta utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas | Cidade AC News – Notícias do Acre
Henrique Maciel: “Chances de um desfecho positivo”. Foto: arquivo/ PCAC

O delegado de Polícia Civil, Nilton Boscaro, que atua como autoridade central de pessoas desaparecidas no estado, avaliou o impacto do sistema no trabalho da PCAC. “O Amber Alert proporcionará uma ferramenta poderosa na busca por crianças desaparecidas. A rapidez na disseminação das informações e o alcance das redes sociais irão fortalecer nossa capacidade de mobilização e resposta, integrando a comunidade de forma mais efetiva nas operações de busca”, informou.

Como o Amber Alert funciona

O Amber Alert é acionado pelas autoridades policiais quando uma criança é reportada como desaparecida ou sequestrada, desde que certas condições sejam atendidas, como: acredita-se que a criança foi sequestrada, a criança está em perigo iminente de morte ou lesão corporal grave e há informações suficientes sobre o suspeito, veículo ou criança desaparecida para divulgar ao público e ajudar na localização.

Quando ativado, o alerta é distribuído por meio de mídias sociais e internet, em plataformas como Instagram e Facebook.

O objetivo é mobilizar o público para estar atento a situações suspeitas e fornecer informações às autoridades. Informações podem ser repassadas diretamente à polícia, por meio de linhas de emergência.

O alerta é encerrado quando a criança é encontrada ou quando as autoridades determinam que o alerta não é mais necessário, podendo ser atualizado com novas informações durante a investigação.

A implementação do Amber Alert no Acre é uma ferramenta fundamental para a segurança das crianças e a prevenção de crimes graves, com a esperança de que sua eficácia continue a salvar vidas.

The post Polícia Civil do Acre é inserida em ferramenta utilizada para ajudar na localização de crianças desaparecidas ou sequestradas appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo