sábado, 10 maio, 2025
24.3 C
Rio Branco

PF mira empresários e políticos que compram votos para se manter no poder na Baixada

A Polícia Federal deflagrou (PF) nesta sexta-feira, 13, a Operação Têmis contra suposta organização criminosa que atua há anos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, movimentando quantias milionárias para comprar votos e financiar campanhas.

 

 

Entre os alvos da ofensiva estão: o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (atual secretário de transportes do Rio); Wilson Reis, atual prefeito da cidade; e Divair Alves de Oliveira Jr, o vereador Júnior Reis. Na casa deste último, a PF apreendeu R$ 23 mil em espécie.

 

A reportagem busca contato com os investigados. O espaço está aberto para manifestações.

 

Não é a primeira vez que o clã Reis é alvo da PF neste ano. Integrantes da família são investigados como integrantes de um braço do esquema de fraudes em cartões de vacinação da covid-19 – o qual levou ao primeiro indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Neste caso, a PF também imputou crime ao deputado federal Gutemberg Reis, irmão de Washington.

 

Agentes foram às ruas para cumprir 22 mandados de busca e apreensão em São João do Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.

As investigações tiveram início em outubro, quando a PF prendeu em flagrante um homem com R$ 1,9 milhão em espécie que seria usado para compra de votos.

 

Segundo a PF, o preso integra uma organização criminosa, junto de políticos e empresários, que opera em Duque de Caxias e São João de Meriti.

O inquérito mostrou que o grupo “movimentou cifras milionárias para financiar, ilicitamente, campanhas de candidatos a cargos políticos”.

 

A PF vê indícios de que empresas contratadas pelo poder público eram utilizadas para favorecer agentes políticos em suas campanhas, para manter a hegemonia do grupo nos municípios. A ofensiva apura supostos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.

Leia Também: Policial é preso em ação da PF contra esquema de propina e rifas ilegais

Mais Lidas

Montenegro falou ao telefone com Zelensky e reafirmou-lhe apoio de Portugal

 O primeiro-ministro falou...

O que você precisa saber sobre sorteio da Libertadores nesta segunda-feira (17)

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Os times classificados para...

Trump aumenta para 25% tarifas sobre importação de aço e alumínio de todos os países

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados...

ONU pede que cidades se adaptem para apoiar a jornada das aves migratórias

Pássaros, que fazem grandes viagens pelo globo, ajudam a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo