quarta-feira, 17 dezembro, 2025

PF conclui exames de perícia em Bolsonaro; saiba os próximos passos

Os peritos médicos da PF (Polícia Federal) realizaram na tarde desta quarta-feira (17) exames do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dentro da Superintendência da PF, no Distrito Federal, onde ele está preso desde 22 de novembro.

Na PF, há uma área de perícia dedicada à medicina legal. Nesses casos, os médicos já fazem a análise documental de laudos apresentados pela equipe médica de Bolsonaro. O trabalho é do INC (Instituto Nacional de Criminalística), da PF.

Os profissionais analisam o diagnóstico do ex-presidente com toda a documentação de exames, prontuários médicos e afins; realizam um aprofundamento e concluem se, baseado naqueles documentos, há a necessidade de urgência em cirurgia, como é solicitada pela defesa de Bolsonaro.

No exame presencial desta quarta-feira, Bolsonaro foi ouvido pelos peritos. Os profissionais explicam que o paciente é submetido à verificação de sintomas e exame clínico. Por fim, fazem um laudo técnico.

Após realizada essa etapa, o documento é enviado ao STF, para o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Com o laudo em mãos, o magistrado deve decidir se autoriza ou não a cirurgia do ex-presidente, em um hospital privado de Brasília.

Entenda
Em 11 de dezembro, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que a PF fizesse perícia médica no ex-presidente Jair Bolsonaro em até 15 dias.

Moraes alega que os exames apresentados pela defesa do ex-presidente não são atuais e quer uma avaliação isenta sobre a necessidade da intervenção cirúrgica no dirigente da direita.

Dias antes, os advogados de Bolsonaro pediram que o ex-presidente fosse transferido para prisão domiciliar. A defesa aponta que ele enfrenta uma piora no quadro de soluços e precisa de avaliação médica.

Atualmente, o ex-presidente está preso em uma sala da Polícia Federal de doze metros quadrados. Bolsonaro tem reclamado que o ambiente é pequeno e não permite uma assistência necessária. Além de reclamar do barulho de uma estação de geradores, ao lado de sua cela.

Segundo relatos feitos à CNN, Moraes avalia ainda transferir Bolsonaro para um espaço maior, mas ainda em regime fechado.

Uma das ideias cogitadas seria a Papudinha, dentro do Complexo da Papuda, onde está preso o ex-ministro Anderson Torre que, assim como Bolsonaro, foi condenado por tentativa de golpe de Estado.

Mais Lidas

Vice-governadora Mailza reforça diálogo com empresários e anuncia prorrogação do Refis

A vice-governadora Mailza Assis participou, nesta quarta-feira, 17, de...

Aleac aprova criação do Serviço de Loteria do Estado do Acre

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) aprovou...

Aleac aprova programa “Acre no Mundo” na última sessão ordinária antes do recesso parlamentar

Na última sessão ordinária antes do recesso parlamentar, realizada...

Comissões da Aleac se reúnem para deliberar e votar projetos antes do recesso de fim de ano

As comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Estado do...

Decisão do STF garante renda a mulheres afastadas por violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou regras claras sobre...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo