sexta-feira, 16 maio, 2025
23.6 C
Rio Branco

Papa: Cardeal que encobriu abusos sexuais participará no fecho do caixão

O cardeal Roger Mahony, que foi acusado de ter encoberto casos de abuso sexual de menores, será um dos nove cardeais com um papel ativo no fecho do caixão e no enterro do Papa Francisco, entre sexta-feira e sábado. O ex-arcebispo de Los Angeles, na Califórnia, negou qualquer acusação, mas os defensores das vítimas de abuso sexual por parte de membros da Igreja já criticaram o seu envolvimento nas cerimônias.

 

“Ele devia ter vergonha em participar nas cerimônias do Papa Francisco e é vergonhoso para o Colégio dos Cardeais permitir que ele o faça”, disse Anne Barrett Doyle, do grupo Bishop Accountability, citada pela agência Reuters.

Já o ex-diretor Rede de Sobreviventes de Abusos de Padres, David Clohessy, considerou que a participação de Mahony “envia o sinal aos bispos cúmplices de que continuarão sendo protegidos e honrados pelos seus pares”.

Em 2013 foi divulgado que Mahony e um outro oficial protegeram vários padres acusados de abuso sexual na década de 1980, enviando-os para tratamento junto de psiquiatras amigos da Igreja. O cardeal pediu desculpa pela sua “incapacidade de proteger totalmente as crianças e os jovens confiados” ao seu cuidado, mas disse que, na época, muitos oficiais não sabiam como lidar com os membros do clero que eram suspeitos de realizar este tipo de abuso.

O atual arcebispo de Los Angeles, Jose Gomez, inicialmente afastou Mahony dos “deveres administrativos ou públicos”, após as acusações de encobrimento de abuso sexual, em janeiro de 2013. Contudo, o responsável voltou atrás ao fim de algumas semanas e salientou que o cardeal tinha uma “boa posição” na arquidiocese.

Esta quinta-feira, a arquidiocese apontou que a primeira declaração tinha sido “mal interpretada” na ocasião e que se sentiam “abençoados por ter o cardeal Mahony” em sua representação “para as exéquias do Santo Padre”.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, esclareceu, esta quinta-feira, que os cardeais foram escolhidos mediante duração do mandato de cada prelado como cardeal. Mahony, que tem 89 anos, é um dos cardeais mais antigos do mundo. Não poderá, contudo, votar na eleição do novo Papa, uma vez que excede o limite máximo de idade, fixado nos 80 anos.

Recorde-se que o cardeal camerlengo, Kevin Farrell, presidirá ao encerramento do caixão do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, na sexta-feira, bem como ao seu enterro na Basílica de Santa Maria Maior, onde o pontífice ficará sepultado.

No fecho do caixão e no funeral estarão também presentes o decano do colégio cardinalício, Giovanni Battista Re, bem como outros seis cardeais, entre os quais o protodiácono Dominique Mamberti e o arcebispo da Basílica, Mauro Gambetti.

Leia Também: Caixão do papa Francisco será fechado na tarde de sexta; veja como funciona o ritual

Mais Lidas

Witness recounts Diddy’s violence against Cassie in sex trafficking trial

In an afternoon marked by intense testimony, singer Dawn...

Testemunha relata violência de Diddy contra Cassie em julgamento por tráfico sexual

Em uma tarde marcada por depoimentos intensos, a cantora...

Monitorado é atraído para emboscada e assassinado a tiros no bairro Cidade Nova, em Rio Branco

Na noite desta sexta feira (16), um homem identificado...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo