sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Tanízio Sá cobra pagamento de direitos a servidores do ISE e faz alerta sobre risco na comunidade do Purus

al.ac.

Durante a sessão desta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), o deputado estadual Tanízio Sá (MDB) defendeu o direito à indenização dos servidores que prestaram serviços ao Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) e não foram contemplados com pagamentos, ao contrário de outros trabalhadores que já foram indenizados.

O parlamentar classificou como injusta a situação de trabalhadores que, apesar de exercerem suas funções regularmente, não receberam os valores devidos. “Como pode haver contrato nulo se essas pessoas trabalharam igual ao pessoal do Detran e de outras áreas que já foram indenizadas? ”, questionou. Ele reiterou seu apoio à reparação desses direitos e elogiou o deputado Fagner Calegário (Podemos), por levantar a pauta na Casa.

O emedebista também pediu que o governador Gladson Cameli (Progressistas), tome providências e promova uma reunião técnica entre os secretários de Planejamento e Fazenda para discutir formas viáveis de pagamento. “Quem trabalha tem direito, e esse é o mínimo que o governo pode fazer”, afirmou.

Além do tema dos servidores, Tanízio Sá alertou para um possível risco envolvendo um poste de energia na região da Ponte do Purus, utilizado por embarcações para atracação. Segundo ele, o poste é frágil e pode ceder devido à força das balsas amarradas a ele, o que representa um perigo para moradores e ribeirinhos. Ele pediu que a Aleac envie um ofício ao presidente da Energisa no Acre, Ricardo Alexandre Xavier Gomes, solicitando a realocação do equipamento para uma área mais segura.

O deputado aproveitou ainda para destacar sua lealdade à base governista, afirmando que o grupo segue coeso e fortalecido. Comentou também sobre a nova federação entre União Brasil e Progressistas, que contará com 109 deputados federais, e reforçou o apoio à gestão estadual.

Tanízio também fez uso da explicação pessoal onde destacou a importância do trabalho dos vereadores, a quem chamou de “parlamento mirim”, por estarem diretamente conectados com os problemas reais da população. O parlamentar também expressou preocupação com um possível novo empréstimo de R$ 67 milhões que estaria sendo articulado pela Prefeitura de Rio Branco para a compra de ônibus, com pagamento previsto apenas para a próxima gestão. “É muito fácil fazer essa conta pros outros pagarem”, alertou Tanízio, pedindo que a Câmara de Vereadores analise o tema com responsabilidade.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo