sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Rio de Janeiro confirma mais dois casos de sarampo

(FOLHAPRESS) – A Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro confirmou, na última sexta-feira (14), dois casos de sarampo no município de São João de Meriti.

 

De acordo com informações do Ministério da Saúde, trata-se de duas crianças da mesma família. Elas foram atendidas em 2 de março em uma unidade de pronto-atendimento do município e transferidas para um hospital da rede federal no Rio de Janeiro. Ambas tiveram alta médica na quinta-feira (13) e passam bem.

De acordo com o subsecretário estadual de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sergio Ribeiro, o município foi orientado a realizar levantamento de todos os pacientes atendidos no período em que as crianças permaneceram na unidade de saúde para constatação de quadros semelhantes, bem como verificação do esquema vacinal dos familiares -não foram divulgadas informações sobre o status de vacinação das crianças.

Além disso, os profissionais de saúde da unidade que detectou a doença foram vacinados. A vigilância também faz a busca ativa por casos suspeitos na região.

No final de fevereiro deste ano foi noticiado um caso de sarampo em Itaboraí, na região metropolitana do Ri. A criança, de seis anos, foi infectada em outubro de 2024 e passa bem. Até então, o último registro de sarampo autóctone, ou seja, com transmissão no Brasil, havia ocorrido um junho de 2022 no Amapá.

Os casos não prejudicam o status do Brasil como país livre da circulação dos vírus de sarampo, rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita. A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) certificou o país em novembro do ano passado.

Foi a segunda vez que o Brasil recebeu o certificado por erradicação do sarampo. O primeiro foi concedido em 2016, mas perdido em 2018 após a reintrodução do vírus no Brasil e novos surtos da doença.

Casos de sarampo têm sido reportados por outros países, a exemplo dos Estados Unidos, onde há um surto da doença. Até a última sexta-feira, 294 casos tinham sido registrados nos estados do Texas e Novo México, ultrapassando todos os casos registrados no país em 2024, quando 185 pessoas foram infectadas. Uma criança não vacinada morreu no Texas em fevereiro, marcando a primeira morte pela doença nos EUA desde 2015

Também no México foram relatados ao menos 22 casos de sarampo neste ano.

VACINA É PRINCIPAL FORMA DE PREVENÇÃO

O esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde prevê duas doses: a primeira aos 12 meses de idade, com a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), e a segunda aos 15 meses, com a Tetraviral (que inclui varicela). A cobertura almejada é de pelo menos 95% da população.

Pessoas de 1 a 29 anos devem ter duas doses da Tríplice Viral, enquanto adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos uma. Profissionais de saúde precisam comprovar duas doses independentemente da idade. Em situações de surto, crianças de 6 a 11 meses podem receber a dose zero.

Leia Também: Surto de sarampo deixa 2 mortos e mais de 200 doentes nos EUA

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo