Notícias

Municípios

Saúde

Educação

Economia

terça-feira, 8 abril, 2025
25.3 C
Rio Branco

Ministério da Saúde realiza seminário para dialogar sobre avanços no cuidado de pessoas com HTLV

gov.br

Com o objetivo de dialogar com pesquisadores(as), gestores(as), sociedade civil, trabalhadores da saúde e demais pessoas interessadas no tema, o Ministério da Saúde realizou, nos dias 19 e 20 de março, o Seminário Alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao HTLV, em Salvador/BA. Para sua realização, contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (SES/BA), da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia, e com o apoio da Associação HTLVida.

Para o diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/MS), Draurio Barreira, esse também é um momento de agradecer às pessoas dos movimentos sociais que têm lutado pela inclusão do HTLV na agenda governamental.

“Foi graças ao movimento social que adicionamos a eliminação da transmissão vertical do HTLV nas metas do Programa Brasil Saudável. Eu espero que até o final desta gestão a gente possa comemorar, em eventos como esses, avanços concretos, como o teste rápido para detecção do HTLV”.

O diretor também ressaltou as ações realizadas durante esta gestão, como a inclusão da infecção pelo HTLV, do HTLV em gestante, parturiente ou puérpera e em criança exposta ao risco de transmissão vertical do HTLV (transmissão da gestante para o feto) na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, bem como a autorização da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação da testagem de HTLV em gestantes durante o pré-natal no SUS

Durante o evento, o professor Ricardo Ishak leu uma carta enviada pela presidente da International Retrovirology Association (IRVA), Fabíola Martin, em que ela parabeniza o Brasil pela iniciativa de luta pela eliminação da transmissão vertical do HTLV. – “A IRVA os enxerga como nosso modelo de traduzir a ciência em ações que irão salvar vidas e reduzir o sofrimento das pessoas”, afirmou a presidente.

Em sua fala, a primeira secretária da Associação HTLVida Adijeane Oliveira, pessoa vivendo com HTLV, explicou que acredita que o Brasil conseguirá realizar avanços importantes no campo do HTLV. “Temos pessoas altamente empenhadas para fazer a diferença, não estamos aqui à toa. Eu vi meu irmão falecer por causa do HTLV, eu estou aqui não apenas por mim”. Ela também homenageou e agradeceu o pesquisador Bernardo Galvão, que também estava presente no evento, pelas contribuições realizadas na área. Professor Bernardo Galvão foi responsável pelo isolamento do vírus HIV no Brasil e na América Latina, e implantou o Centro Integrativo Multidisciplinar de HTLV-1 da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Professor Bernardo Galvão também recebeu homenagens do grupo HTLV Network Brasil após a sua Conferência de encerramento do evento.

Após o Seminário, a Coordenação-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (Cgsist) e demais áreas do Dathi/MS se reuniram com o Comitê Técnico Assessor de HTLV, na Fiocruz Bahia. Segundo Pâmela Gaspar, coordenadora-Geral da Cgist, esse encontro foi fundamental para o planejamento de ações eficazes para o alcance das metas de eliminação da transmissão vertical do HTLV no Brasil.

“Estamos adicionando o HTLV no processo de certificação de estados e municípios para a eliminação da transmissão vertical de infecções. Dessa forma, a contribuição do Comitê Técnico Assessor, formado sociedade civil, especialistas no tema, demais Secretarias do Ministério da Saúde, sociedades cientifica e conselho de classe é fundamental para que possamos definir orientações sobre diagnóstico precoce, qualificação do cuidado das pessoas que vivem com HTLV e melhoria nas ações de prevenção da transmissão vertical”, afirma.

Ministério da Saúde

Mais Lidas

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo
Rádio Cidade FM 107.1 - ao vivo