quinta-feira, 29 janeiro, 2026

Governo do Acre cria Observatório para enfrentar violência nas escolas

O governo do Acre instituiu, por meio do Decreto nº 11.695, de 20 de maio de 2025, o Observatório de Segurança Escolar e Articulação Interinstitucional e Comunitária. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, tem como objetivo principal identificar, articular e propor soluções para os problemas relacionados à segurança no ambiente escolar.

De acordo com o decreto, o Observatório será composto por representantes da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Militar (PMAC), da Polícia Civil (PCAC) e do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). A atuação do grupo será feita em articulação com uma ampla rede de instituições parceiras, que inclui órgãos municipais, estaduais, federais, além de entidades da sociedade civil.

A estrutura funcional do Observatório será dividida em dois comitês: o Técnico-Executivo, formado pelos órgãos centrais da segurança e educação, e o Comitê Consultivo, composto por representantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e demais instituições envolvidas. As reuniões do Comitê Técnico-Executivo serão mensais, com possibilidade de convocação do Comitê Consultivo sempre que necessário.

Entre as atribuições do novo Observatório estão o levantamento e a análise de informações sobre a violência e criminalidade nas escolas, a criação de protocolos de encaminhamento, o desenvolvimento de estudos e diagnósticos, bem como a elaboração do Plano Estadual de Segurança Escolar. Também estão previstas ações educativas, uso de tecnologias para prevenção e a promoção do diálogo e da convivência pacífica no ambiente escolar.

Mais de 30 instituições foram convidadas a integrar o Observatório, entre elas o Instituto Socioeducativo (ISE), a Universidade Federal do Acre (Ufac), a Polícia Federal (PF), o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a Assembleia Legislativa (Aleac), conselhos tutelares, secretarias municipais de Saúde e Educação, além de entidades como a Federação das Associações de Moradores do Acre (Famac), o Sebrae e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado (Sinepe).

O novo decreto revoga o Decreto nº 8.843, de 5 de maio de 2021, que tratava da segurança escolar sob uma perspectiva anterior. Com a reformulação, o governo estadual busca ampliar o diálogo interinstitucional e envolver a comunidade na construção de soluções para os desafios da segurança no ambiente educacional.

O post Governo do Acre cria Observatório para enfrentar violência nas escolas apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo