quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Gladson anuncia datas da convocação dos 3 mil aprovados no concurso da Educação

A convocação vai acontecer em cinco fases, por conta da quantidade de pessoas. A primeira será no dia 5 de dezembro (para professores de artes, biologia, educação física, física, geografia e história); a segunda no dia 26 (para língua espanhola, inglês, língua portuguesa e matemática); a terceira no dia 16 de janeiro (professores de química e sociologia); a quarta no dia 30 de janeiro (apoio administrativo); e a última no dia 27 de fevereiro (braille, ensino especial e libras).

Gladson disse que a convocação é o cumprimento de uma de suas promessas de campanha.

“Estamos aqui fazendo o que sempre prometi, que é cuidar da educação, zelar pelos nossos serviços, cuidar dos nossos servidores. Dei essa ordem ao Aberson, para que cumpra tudo aquilo que prometemos desde o início”, afirmou o governador.

Aberson explicou o motivo de a convocação acontecer de forma parcelada.

“Foi estabelecido em cinco etapas, cinco fases, como o nosso líder colocou agora, em virtude da nossa logística, porque é para todo o Estado, é o maior concurso da história, foram mais de 52 mil inscritos, são 3 mil que terão contratos efetivos, isso é uma marca histórica para o Acre e para a região norte, como em si, e em virtude disso, em virtude de laboratórios, em virtude da nossa capacidade da junta médica, se estabeleceu cinco datas de convocação, começando no dia 5/12, a primeira convocação de 700 servidores, e posterior, no dia 27/2, a última convocação, que é o pessoal da educação especial”, disse o secretário.

“Você faz o ensalamento primeiro na matrícula, depois você lota o professor para esse aluno que necessita de um acompanhamento especializado. Nesse sentido, durante esses dois meses, nós vamos estar fazendo essas convocações a cada 20 dias para poder dar resposta e os 3 mil serem convocados já de forma direta”, acrescentou.

Carvalho disse que, com a convocação, é inevitável, a saída de professores temporários.

“Nós temos hoje mais de 9 mil professores temporários. Infelizmente, para você convocar efetivo, você precisa tirar o temporário. Isso é uma fase que nós vamos passar, mas a gente está falando de servidor público, contrato efetivo, numa perspectiva de melhoria da qualidade da educação, visto que esse professor ficará com a gente aí nos próximos 15, 20, 30 anos.

A convocação vai gerar um impacto financeiro de R$ 269 milhões de reais por ano.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo