sábado, 10 maio, 2025
26.3 C
Rio Branco

Flamengo busca a reabilitação na Libertadores e tem como maior desafio a altitude de Quito

Depois de um empate por 0 a 0 contra o Vasco, pelo Brasileirão, o Flamengo volta a entrar em campo nesta terça-feira, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O clube terá pela frente a LDU, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, conhecido como ‘Casa Blanca’, em Quito, no Equador, às 19h.

 

O Rubro-Negro tenta ‘entrar nos eixos’ na principal competição do continente. Na última rodada, perdeu de forma inesperada para o Central Córdoba, da Argentina, por 2 a 1, no Maracanã. Para dar a volta por cima, o time de Filipe Luís terá que superar a altitude de mais de 2.850 metros do palco do jogo.

Os cariocas ocupam a terceira posição do Grupo C, com três pontos, enquanto os equatorianos dividem a liderança com o Central Córdoba, ambos com quatro pontos. O Deportivo Táchira, da Venezuela, perdeu nas duas primeiras rodadas e, sem pontuar, está estacionado na lanterna.

A última vez que os rivais se encontraram foi na fase de grupos da Libertadores de 2021. No Maracanã, o jogo terminou empatado por 2 a 2. Pedro e Gustavo Henrique balançaram as redes para o Flamengo, enquanto Franklin Guerra e Jhojan Júlio fizeram os gols da LDU. Em Quito, o rubro-negro venceu por 3 a 2, com dois gols de Gabigol e outro de Bruno Henrique. Cristian Borja e Luis Amarilla descontaram para o time da casa.

Pela segunda partida consecutiva, Filipe Luís não poderá contar com o lateral-esquerdo Alex Sandro. Desfalque contra o Vasco, ele segue de fora para se recuperar de um edema na coxa esquerda. Ayrton Lucas deve ser mantido no setor. Varela, que pode atuar improvisado, também é opção.

O meia De la Cruz e o volante Allan também não foram relacionados. O primeiro já relatou mal-estar em partidas na altitude e não foi relacionado por recomendação dos fisiologistas. O segundo possui traços falcêmicos, condição caracterizada por causar efeitos como desidratação e hipertermia. A comissão técnica resolveu seguir as orientações dos profissionais especializados na área e optou por preservar o atleta.

Gerson, que atuou mais avançado no clássico, deve ficar mais atrás para preencher a vaga ao lado de Erick Pulgar. Mas Evertton Araújo também aparece como opção.

Reserva no sábado, o atacante Gonzalo Plata deve voltar ao time titular. Ele vive grande fase neste início de temporada, sendo uma das principais peças do setor ofensivo. O restante do ataque segue em aberto, com Bruno Henrique, Michael, Everton Cebolinha e Juninho disputando duas vagas.

O zagueiro Cleiton é novidade na relação para o confronto. O jogador não foi relacionado por opção técnica nas últimas três partidas, mas volta a ficar à disposição. No entanto, o futuro do jovem está cada vez mais longe da Gávea, porque ele tem contrato até o fim do ano e não chegou a um acordo para estender o vínculo.

Filipe Luís comentou sobre os desafios na altitude, enfrentados pelo mesmo quando ainda atuava como jogador no próprio Flamengo. O ex-lateral falou sobre as dificuldades impostas pela situação, mas alertou que a equipe precisa fazer um grande jogo em Quito.

“Não é fácil jogar na altitude. É difícil pressionar alto, porque você perde o fôlego e não consegue recuperar. Você sobe para atacar e não consegue voltar, mas precisamos fazer um grande jogo para conseguir essa vitória”, destacou.

A LDU não empolgou a sua torcida neste início de Campeonato Equatoriano. Após oito rodadas, está em sexto lugar, com 14 pontos, quatro atrás do Independiente del Valle, líder da competição. No entanto, o bom início de Libertadores motiva o elenco de olho na sequência da temporada.

Ainda invicto, o clube quer aproveitar a altitude para tentar vencer um dos favoritos ao título. O principal destaque da equipe é o centroavante Alex Arce. Apelidado de ‘Haaland Paraguaio’, ele terminou a última temporada com 37 gols em 45 partidas. O zagueiro Ricardo Adé e o meia Gabriel Villamil também são algumas peças importantes do time treinado por Pablo Sanchez.

FICHA TÉCNICA

LDU X FLAMENGO

LDU – Gonzalo Valle; Daniel De la Cruz, Ricardo Ade, Gian Allala e Leonel Quinonez; Bryan Ramirez, Carlos Gruezo e Gabriel Villamil; Alvarado, Alex Arce e Alzugaray. Técnico: Pablo Sanchez.

FLAMENGO – Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Gonzalo Plata, Bruno Henrique (Juninho) e Michael (Everton Cebolinha). Técnico: Filipe Luís.

ÁRBITRO – Derlis Lopez (PAR).

HORÁRIO – 19h.

LOCAL – Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (EQU).

Leia Também: Klopp entra no radar do Real Madrid e pode substituir Ancelotti

Mais Lidas

Isis Valverde curte Itália com Marcus Buaiz e encanta com look de biquíni em viagem

Isis Valverde, conhecida por seu talento nas telas brasileiras,...

Renato Góes revela área externa de casa no Rio com piscina aquecida para uso anual

A área externa da residência de Renato Góes, localizada...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo