domingo, 27 julho, 2025
23.3 C
Rio Branco

Exposição fotográfica ‘Tupinambás: Terra, Territorialidade e Ancestralidade’ está aberta ao público no Museu dos Povos Acreanos

O Museu dos Povos Acreanos (MPA) abriu nesta quarta-feira, 12, a exposição fotográfica “Tupinambás: Terra, Territorialidade e Ancestralidade”, de autoria do professor doutor da Universidade Federal do Acre, Francisco Pereira Costa, que mostra, por meio de fotografias, a força e a resistência dos povos indígenas Tupinambás de Olivença, de Ilhéus (BA).

Com o apoio do governo do Acre, por intermédio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a exposição é o desdobramento de um trabalho realizado por Francisco Pereira em 2023, quando acompanhou a antropóloga indígena Pietra Dolamita na realização do seu trabalho de pesquisa de campo para o doutorado, em Antropologia Social, daí realizou o documentário fotográfico, no território dos Tupinambás, em Olivença (BA)..

Exposição fotográfica ‘Tupinambás: Terra, Territorialidade e Ancestralidade’ estará no MPA até final de abril. Foto: Willian Cardoso

Para o fotógrafo Francisco Pereira, que tem inúmeras contribuições acadêmicas nas áreas de História e de Direito, existe a necessidade de mostrar a resistência dos povos originários, e essa visibilidade precisa ser potencializada.

“Tive a oportunidade de conviver 15 dias com os Tupinambás, e essa exposição comprova que eles ainda estão aqui. É muito importante conhecermos nossas tradições ancestrais para não aceitarmos o apagamento desses povos”, destaca.

Fotógrafo Francisco Pereira conseguiu capturar em suas imagens a potência da ancestralidade dos Tupinambás. Foto: Willian Cardoso

A vernissage contou com a participação especial da indígena Celi Magalhães, que contribuiu com a maioria das imagens capturadas pelo fotógrafo, que conseguiu estabelecer um diálogo atemporal entre o Nordeste e a Amazônia, destacando a íntima relação dos Tupinambás e sua reinvenção ao longo do tempo.

“Sou Tupinambá, da nação Olivença, e participei do processo desse trabalho lindo do professor Francisco e estou muito feliz com a realização dessa exposição no Acre, mostrando a riqueza da nossa existência e resistência, esperando a demarcação da nossa terra. Estamos muito agradecidos por essa visibilidade”, diz Celi.

Celi Magalhães, tupinambá da Nação Olivença, agradeceu a valorização de sua cultura por meio da mostra fotográfica. Foto: Willian Cardoso

A exposição tem a curadoria de Déba Tacana e produção cultural de Willian Cardoso, e ficará aberta ao público no MPA até o final de abril. A mostra é o resultado de uma vivência, de uma experiência com os Tupinambás, com a proposta de reconstruir uma linha de ancestralidade, dialogando com a ideia política de territorialidade, de pertencimento e de luta, uma luta secular por esse território no litoral brasileiro. A fotografia tenta captar esse processo histórico da presença e da identidade desse povo.

📍 Local: Museu dos Povos Acreanos
📅 Aberta de 13 de março até o fim de abril

Exposição fotográfica ‘Tupinambás: Terra, Territorialidade e Ancestralidade’ está aberta ao público no Museu dos Povos Acreanos appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Gladson promete surpresas durante show de Gusttavo Lima na Expoacre

📍Tempo de leitura: 4 min Durante coletiva à imprensa na...

Motel usa marketing inusitado durante trajeto da Cavalgada

📍Tempo de leitura: 4 min A Cavalgada da Expoacre 2025,...

Robô interativo vira sensação no Espaço Sebrae da Expoacre 2025

📍Tempo de leitura: 4 min A inovação roubou a cena...

Militar embriagado atropela quatro idosas que voltavam da igreja

📍Tempo de leitura: 4 min Um militar das Forças Armadas,...

Gefron apreende 7kg de cocaína em tanque de moto que saiu de Brasiléia

Em uma ação coordenada na manhã deste sábado (27),...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo