quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Em encontro de governadores, Gladson diz que Acre é referência global em políticas ambientais e mudanças climáticas

Enquanto Belém se prepara para receber a COP 30 em novembro, o estado do Acre antecipa os debates sobre mudanças climáticas ao sediar a Assembleia 2025 da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). O evento, que reúne representantes de governos subnacionais, organizações indígenas, pesquisadores e especialistas, reforça a atuação de estados amazônicos na agenda ambiental global.

Presidente da assembleia deste ano, o governador Gladson Cameli (PP) defendeu, em discurso nesta terça-feira (20), o fortalecimento das políticas ambientais regionais e a ampliação da participação dos estados no GCF. Segundo ele, a expectativa é de que novos membros se somem à iniciativa.

“A passarem a serem membros efetivos da força-tarefa e votaremos, ainda, a inclusão de mais sete estados para se tornarem membros observadores do GCF”, afirmou.

Criado em 2008, o GCF reúne atualmente mais de 40 estados e províncias de países com grandes áreas de floresta tropical, como Brasil, Peru, Indonésia e Estados Unidos. A meta é promover soluções climáticas sustentáveis a partir do desenvolvimento de políticas públicas regionais, valorizando práticas como a bioeconomia, a restauração florestal e a geração de créditos de carbono.

No Acre, os participantes da assembleia visitaram áreas de reflorestamento e participaram de encontros técnicos com membros de comunidades tradicionais. Para Cameli, é uma oportunidade de mostrar o que o estado tem feito na prática.

“Nesse período todos nós, e principalmente àqueles a quem temos a satisfação de sermos seus anfitriões, conhecerão as nossas experiências com restauração florestal através de visitas técnicas de campo e vários debates, onde será possível discutirmos a consolidação de uma bioeconomia próspera, governança e a projeção dos governos subnacionais dentro da nova economia florestal”, destacou.

Cameli também reiterou o compromisso do Acre com a transição para uma economia de baixo carbono e com o combate ao desmatamento ilegal. Ele vê na COP 30 uma chance de dar visibilidade aos avanços dos estados amazônicos.

“Assim como todo Brasil, especialmente a Amazônia, o Estado do Acre se prepara para a COP 30, em Belém, reafirmando nossa posição como referência global em políticas ambientais e mudanças climáticas.”

A COP 30 será a primeira conferência climática da ONU realizada na Amazônia. Espera-se que líderes de mais de 190 países estejam reunidos em Belém para negociar compromissos ambientais e debater mecanismos de financiamento climático — um tema que também esteve presente no discurso do governador.

“Temos grandes expectativas quanto à realização desse evento global (…), possibilitando ainda mais união e mobilização das autoridades brasileiras e internacionais, e assim a geração de créditos de alta integridade para negociações que reafirmarão a responsabilidade socioambiental dos governos subnacionais que integram o GCF, superando assim as barreiras do financiamento climático.”

Ao final do pronunciamento, Gladson Cameli pediu união entre os governos regionais, doadores internacionais e comunidades locais para garantir um futuro sustentável à região amazônica.

“Mais uma vez, teremos a oportunidade de ampliar nossa colaboração por uma Amazônia, um Brasil e um mundo melhor para todas as gerações que aqui estão e as que virão.”

O post Em encontro de governadores, Gladson diz que Acre é referência global em políticas ambientais e mudanças climáticas apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo