quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Dirigentes de vigilância em saúde dialogam sobre aprimoramento de ações no país

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS) realizou, esta semana, a Reunião dos Dirigentes de Vigilância em Saúde. O evento promoveu discussões de temas relevantes para a saúde pública, com a integração de dirigentes dos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o evento, representantes dos departamentos e coordenações gerais que com compõem a SVSA puderam compartilhar experiências em temas como a implantação do Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica, os avanços e perspectivas da Política Nacional de Vigilância em Saúde e as inovações nos laboratórios de saúde pública.

O diretor substituto do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/SVSA/MS), Artur Kalichman, realizou uma apresentação sobre estratégias e desafios para a eliminação de infecções e doenças do Departamento que estão inclusas no Programa Brasil Saudável. Formado por 14 ministérios, o Programa foi criado com a proposta de atingir metas de eliminação de 11 doenças e de eliminação da transmissão vertical de cinco infecções.

Desde a instituição do Programa, o Ministério da Saúde já obteve a certificação pela eliminação da filariose linfática enquanto problema de saúde pública e tornou compulsória a notificação de infecções por HTLV em gestantes e crianças no Brasil.

Para Kalichman, iniciativas como a Reunião de Dirigentes são cruciais para maior integração e aprimoramento das ações de vigilância em saúde. “Nesta gestão, sabemos a importância do trabalho conjunto para cuidar da saúde da população brasileira. A elaboração de estratégias efetivas precisa considerar os diversos fatores que afetam a saúde, por isso, esses momentos de compartilhamento fazem a diferença”.  

Além de Artur Kalichman, estiveram presentes a coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosa (Dathi/MS), Fernanda Dockhorn, e a coordenadora-geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/MS), Pâmela Gaspar, que puderam responder perguntas sobre suas áreas.

Lorany Silva

Ministério da Saúde

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo