quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Deputada Antônia Lúcia propõe audiência pública para buscar solução pacífica em litígio fundiário em Xapuri

Em mais uma ação voltada à defesa dos direitos das populações vulneráveis do Acre, a deputada federal Antônia Lúcia Câmara, presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio às Defensorias Públicas dos Estados e da União, visitou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nesta semana, logo após uma conversa telefônica com o Defensor Público-Geral da União, Dr. Leonardo Magalhães. Antônia Lúcia propôs uma audiência pública para tratar a questão do litígio fundiário em Xapuri.

Recebida pelo coordenador territorial do ICMBio, Jordam Vieira, e pelo fiscal Fernando, a parlamentar esteve na sede do Instituto para conhecer de perto o trabalho de fiscalização ambiental realizado na região de Xapuri, no Acre, área que abriga mais de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social e jurídica.

Sensibilizada com os relatos e preocupada com o impacto das ações de fiscalização sobre a população local, Antônia Lúcia buscou apoio do Defensor Público-Chefe da União Substituto, Dr. Rodrigo Kobayashi Dói, com quem dialogou sobre a necessidade de uma mediação institucional.

Deputada Antônia Lúcia propõe audiência pública para buscar solução pacífica em litígio fundiário em Xapuri | Cidade AC News – Notícias do Acre

Como encaminhamento imediato, a deputada propôs a realização de uma audiência pública com a presença de representantes do ICMBio, Defensoria Pública da União, Ministério do Meio Ambiente, líderes comunitários, parlamentares e demais órgãos competentes. O objetivo é promover o esclarecimento dos fatos, ouvir todas as partes envolvidas e construir soluções conjuntas, justas, pacíficas e sustentáveis para o litígio que afeta as famílias da região.

“A situação dessas mais de 200 famílias em Xapuri exige não apenas atenção, mas um esforço coordenado entre os poderes e instituições. É nosso dever garantir que o meio ambiente seja preservado sem desconsiderar a dignidade e os direitos das comunidades que há décadas habitam essas áreas”, afirmou a deputada.

A audiência pública está em fase de articulação, e deve acontecer nas próximas semanas com o objetivo de garantir voz às comunidades tradicionais e promover o equilíbrio entre conservação ambiental e justiça social

Mais Lidas

Caso João Vitor: Três acusados de execução brutal em Cruzeiro do Sul vão a júri popular

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do...

Jovem ferido por raio durante ato político deixa hospital

O adolescente Eduardo Linhares, de 17 anos, que sofreu graves queimaduras...

Nikolas Ferreira fala sobre estado de saúde de manifestantes atingidos por raio em Brasília

Nikolas Ferreira (PL-MG) conversou com jornalistas, neste domingo (25/1),...

SBT diz que Cariúcha tem contrato até fevereiro e segue à disposição da emissora

O SBT se manifestou oficialmente nesta terça-feira (27/01) sobre...

Conheça a veia ativista de Jason Mraz, que retorna ao Brasil em 2026 com turnê

Conhecido por sucessos como “I’m Yours” e “I Won’t...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo