sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Conselheiro protocola denúncia no MP por falta de transparência em eleição do CMDCA de Xapuri

O conselheiro titular Thiago Fabrício P. da Silva, representante da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Xapuri, protocolou um pedido formal ao Ministério Público do Estado do Acre solicitando mais transparência na condução da eleição da nova mesa diretora do órgão.

Segundo Fabrício, a eleição foi cancelada de forma repentina e informal pelo secretário municipal de Assistência Social, com apenas 30 minutos de antecedência, o que teria prejudicado a participação de organizações da sociedade civil (OSCs) envolvidas no processo.

“Algumas organizações da sociedade civil- OSC, sente-se prejudicadas no processo devido o fato de mais transparência e INTERFERÊNCIA, solicitamos ainda que a mesma seja publicada no diário”, declarou o conselheiro em nota.

O documento entregue ao Ministério Público solicita que a nova convocação para a eleição seja publicada no Diário Oficial e pede ainda que outra pessoa, isenta da atual gestão, seja designada para conduzir o processo, de modo a garantir imparcialidade e conformidade com os princípios democráticos e legais.

O CMDCA é responsável por formular e fiscalizar políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da criança e do adolescente. A condução de seus processos internos, especialmente a escolha de sua mesa diretora, exige participação ampla e transparente da sociedade civil, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Até o momento, a Prefeitura de Xapuri e a Secretaria de Assistência Social não se pronunciaram oficialmente sobre o cancelamento da eleição ou sobre os pedidos apresentados ao Ministério Público. O caso segue sob análise do órgão fiscalizador.

 

O post Conselheiro protocola denúncia no MP por falta de transparência em eleição do CMDCA de Xapuri apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo