sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Desmatamento na Amazônia registra a menor taxa em 11 anos

O desmatamento no bioma Amazônia teve a menor taxa em 11 anos, e a quarta queda consecutiva, em 2025, em relação ao ano anterior. Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes) e do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e foram divulgados nesta quinta-feira (12) pela Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do governo federal.  
 
Os números mostram que, em 2025 a Amazônia registrou uma redução de 50% de área desmatada em comparação com 2022, e de 35% em relação a 2024, nos últimos seis meses.Desmatamento na Amazônia registra a menor taxa em 11 anos | Cidade AC News – Notícias do AcreDesmatamento na Amazônia registra a menor taxa em 11 anos | Cidade AC News – Notícias do Acre

Segundo dados do sistema Deter, o governo enxerga uma tendência de a Amazônia ter a menor taxa de desmatamento da série histórica, iniciada em 1988. É o que explica o coordenador do Programa de Monitoramento dos Biomas Brasileiros do Inpe, Claudio Almeida.

“Se tudo continuar como está, a gente teve seis meses de Deter, mas ainda faltam outros seis meses, que é inclusive onde está concentrada a maior parte do desmatamento. A maior parte do desmatamento é no final desse período da estação seca. Essa tendência não é garantia de que vai ter uma redução continuada. Essa tendência, a gente deve ter um índice muito bom no final do ano.”

Presente na divulgação dos dados, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva atribuiu os resultados a “políticas públicas consistentes, bem desenhadas e bem implementadas”. Também destacou a importância do Deter, que faz o monitoramento em tempo real, para as fiscalizações e para a tendência de mais redução no desmatamento.  

“Foram cerca de 25 mil ações de fiscalização na Amazônia. Isso é graças a esse acompanhamento em tempo real e nós já estamos na versão 0.5 do plano de prevenção e controle de desmatamento da Amazônia. Todo o esforço que é feito, o Ibama, a Polícia Federal, a PRF, o pessoal da Funai, o ICMBio, isso tudo é algo que colabora para que a gente tenha esses primeiros seis meses com essa tendência de queda do desmatamento.”

Biomas pelo Brasil

A Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas também apresentou outros dados do Deter.

No bioma Cerrado, também houve redução de 11% no desmatamento, em relação a 2024; a menor taxa em 5 anos. Já o Pantanal teve queda superior a 65% em relação a 2024, mas, em comparação com 2025, houve um aumento de 45%. No caso da Amazônia e do Cerrado, o Deter apresentou redução nos alertas.

Segundo o governo, dos 81 municípios que mais desmatam na Amazônia, 70 já fazem parte do programa União com Municípios, para receber apoio no combate a crimes ambientais. Juntos, reduziram o desmatamento em 65,5%, entre 2022 e 2025. 

3:10

Mais Lidas

Arruda relembra atuação como governador ao intervir em posto do Recanto das Emas, no DF

O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, relembrou...

Marina Ruy Barbosa confirma gravações da 2ª temporada de “Tremembé” após o Carnaval

Marina Ruy Barbosa, embaixadora da BYD, brilhou na abertura...

Globo marca estreia da nona temporada de Lady Night

A Globo marcou para o próximo dia 24, após...

“Vou ter que ir lá”: Virginia revela como foi a primeira vez com Vini Jr. em Madri

A influenciadora Virginia Fonseca revelou detalhes de como foi...

Marina Ruy Barbosa revela bastidores de “Antártida”, novo filme dos Estúdios Globo

Marina Ruy Barbosa, embaixadora da BYD, marcou presença na...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo