sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Acreanos vão pagar mais caro por compras internacionais a partir desta segunda; entenda

Os consumidores acreanos que compram em plataformas internacionais como Shein e AliExpress pagarão mais imposto a partir da próxima terça-feira (1º). O governo do Acre anunciou o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 20%, seguindo uma decisão do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), já adotada por outros nove estados.

A medida tem como objetivo equilibrar a concorrência entre produtos importados e os vendidos no comércio local. Além do ICMS estadual, os consumidores já arcam com o imposto de importação de 20%, retomado pelo governo federal em 2024 para compras de até US$ 50. Com isso, a carga tributária total pode chegar a quase 50%, tornando as compras nesses sites menos vantajosas para os acreanos.

O aumento do imposto será aplicado apenas às compras feitas pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS), que inclui remessas postais e envios expressos. Enquanto isso, estados como Amazonas, Pará, Goiás e São Paulo optaram por manter a alíquota estadual em 17%.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo