quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Acre participa de seminário internacional sobre agricultura de baixo carbono

Por Wanglézio Braga/ Fotos: Arquivo Pessoal

Com o desafio de ampliar a produção agropecuária de forma sustentável e de olho nas metas climáticas, o Acre marca presença no Seminário Internacional “Políticas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC): um caminho para a resiliência sustentável no Brasil”, que ocorre em Brasília nos dias 4 e 5 de junho. O evento é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Ministério da Agricultura e o governo britânico, e reúne especialistas, gestores públicos e representantes de países latino-americanos. O secretário adjunto de Agricultura do Acre, Edivan Azevedo, representa o estado nas discussões.

A programação inclui painéis sobre os avanços e desafios do Plano ABC+ 2020-2030, que visa reduzir em 1,1 bilhão de toneladas as emissões de CO₂ até 2030, com a adoção de tecnologias como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de pastagens e fixação biológica de nitrogênio. Além das sessões técnicas na sede do BID, haverá uma visita à Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF), onde os participantes acompanharão experiências com métricas de carbono, saúde do solo e sistemas agroflorestais.

Acre participa de seminário internacional sobre agricultura de baixo carbono | Cidade AC News – Notícias do Acre

Entre os objetivos do encontro está o fortalecimento de políticas públicas que acelerem a transição para uma agropecuária de baixo carbono, aliando produtividade, adaptação climática e competitividade. O seminário também pretende fomentar uma rede latino-americana para troca de soluções sustentáveis entre os países da região.

“Além de abordar as políticas federais, o evento discute o papel dos estados na implementação local dessas ações. O Acre, que já desenvolve iniciativas sustentáveis no setor agrícola, busca ampliar sua capacidade técnica e institucional a partir das experiências compartilhadas. A participação no seminário sinaliza o interesse do estado em liderar políticas alinhadas às metas climáticas globais”, destacou Edivan.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo