quinta-feira, 12 fevereiro, 2026

Ucrânia reage à exclusão de atleta nos Jogos de Inverno e fala em “momento de vergonha”

O governo da Ucrânia criticou a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de desclassificar o piloto de skeleton Vladislav Heraskevich nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. O atleta foi impedido de competir após se recusar a utilizar um capacete diferente do modelo que trazia imagens de esportistas ucranianos mortos no conflito com a Rússia.

A medida foi condenada publicamente pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sibiga. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou: “O COI vetou não apenas o atleta ucraniano, mas também a sua própria reputação. As gerações futuras se referirão a isso como um momento de vergonha”.

Veja as fotos

Reprodução
Jogos Olímpicos de Inverno começam em 22 de fevereiroReprodução
Reprodução/COB
Brasil no desfile dos atletas em Pequim 2022Reprodução/COB

Em comunicado, o COI informou que o competidor “não poderá participar” dos Jogos Olímpicos de Inverno “após se recusar a cumprir as diretrizes do COI sobre a expressão dos atletas”. A decisão foi confirmada por um porta-voz do Comitê Olímpico Ucraniano: “Foi desclassificado”.

A entidade olímpica explicou que havia proposto, na terça-feira (10/2), uma alternativa ao atleta: o uso de uma braçadeira preta no lugar do capacete com as imagens. Segundo o COI, na manhã seguinte, Heraskevich se reuniu com a presidente Kirsty Coventry.

“Esta manhã, ao chegar às instalações da competição, Heraskevich se reuniu com a presidente do COI, Kirsty Coventry, que lhe explicou pela última vez a posição do COI. Como nas reuniões anteriores, ele se recusou a mudar a sua”, afirmou a entidade.

Diante da recusa, o caso foi encaminhado aos juízes da Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton (IBSF). “Foi tomada a decisão por parte dos juízes da Federação Internacional (de Bobsleigh e Skeleton, IBSF), com base no fato de que o capacete que ele queria usar não está de acordo com o regulamento”, informou o comunicado.

O COI acrescentou: “O COI decidiu, portanto, com pesar, retirar sua credencial para os Jogos Olímpicos de 2026. Apesar das numerosas conversas e discussões presenciais com Heraskevich (…) ele não quis chegar a um ponto de encontro”.

Porta-bandeira da Ucrânia na competição, Heraskevich havia treinado na segunda-feira (9/2) e na quarta-feira (11/2) utilizando o que pessoas próximas definiram como um “capacete memorial”, de cor cinza, com imagens serigrafadas de atletas ucranianos mortos na guerra.Após a decisão, o piloto se manifestou na rede social X: “Este é o preço da nossa dignidade”.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, também comentou o caso. Em publicação no Instagram, escreveu: “Essa decisão parte o meu coração. Sinto que o Comitê Olímpico Internacional (COI) está traindo os atletas que fizeram parte do movimento olímpico ao não permitir que eles sejam homenageados onde nunca mais poderão competir. E nossos atletas mortos pela Rússia. O patinador artístico Dmytro Sharpar, caído em combate perto de Bakhmut; Yevhen Malyshev, biatleta de 19 anos, morto pelos ocupantes perto de Kharkiv; e outros atletas ucranianos cujas vidas foram ceifadas pela guerra travada pela Rússia”, afirmou.

O presidente ainda acrescentou: “Heraskevich lembrou para o mundo o preço de nossa luta. Esta verdade não pode ser considerada vergonhosa, inapropriada nem ser classificada como uma ‘manifestação política em um evento esportivo’”.

O atleta anunciou que pretende recorrer. Citando precedentes “nos quais o COI autorizou homenagens do tipo”, declarou: “Estamos preparando uma apelação formal perante o COI e vamos lutar para poder competir com este capacete”.

Mais Lidas

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Maria Antônia pede recuperação de ramal que dá acesso à comunidade na BR-364

Deputada afirma que moradores do Ramal 7 enfrentam dificuldades...

Após aprovação na Aleac, Edvaldo Magalhães defende sanção de PL que garante incentivo à indústria acreana do café

O oposicionista diz que projeto foi aprovado por unanimidade,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo