quarta-feira, 17 dezembro, 2025

Operação Fênix desarticula cúpula de facção criminosa interestadual com atuação no Acre, Amazonas e Rondônia

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Núcleo Especializado de Investigação Criminal (Neic), em Cruzeiro do Sul, participou da II fase da Operação Fênix, coordenada pela Polícia Civil do Amazonas (PCAM), e deflagrada de forma integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Grupo Especial de Operações em Fronteiras (GEFRON/SEJUSP/AC). A ação teve como objetivo o desmantelamento de uma célula da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que atuava no município de Guajará, no estado do Amazonas.

Operação Fênix desarticula cúpula de facção criminosa interestadual com atuação no Acre, Amazonas e Rondônia | Cidade AC News – Notícias do Acre
Forças de segurança de forma integrada cumprem mandados contra a cúpula de facção criminosa interestadual com atuação no Acre, Amazonas e Rondônia. Foto: cedida

Durante a operação, foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva contra integrantes da cúpula da organização criminosa interestadual. Do total de presos, seis pessoas foram capturadas em Cruzeiro do Sul, evidenciando a forte conexão entre os criminosos que atuavam nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.

As investigações tiveram início em agosto de 2024 e revelaram a atuação estruturada e permanente da organização criminosa, com hierarquia bem definida e divisão de funções entre seus membros. Os investigados são apontados como responsáveis por diversos crimes graves, entre eles organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas, lavagem de capitais, além de sequestro, tortura, extorsão e homicídios relacionados ao chamado “tribunal do crime”.

Além dos mandados de prisão, a Justiça autorizou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliar, com afastamento do sigilo telemático dos investigados, bem como seis medidas assecuratórias para o sequestro de veículos utilizados pela organização criminosa.

De acordo com o delegado titular da Delegacia-Geral de Cruzeiro do Sul, Heverton Carvalho, a operação representa um duro golpe contra o crime organizado na região de fronteira. “Essa investigação demonstrou a complexidade e a periculosidade da atuação dessa facção, que operava de forma integrada entre diferentes estados. A atuação conjunta das forças de segurança foi fundamental para enfraquecer essa estrutura criminosa, retirando de circulação lideranças responsáveis por crimes extremamente violentos e garantindo mais segurança para a população do Vale do Juruá e regiões vizinhas”, destacou o delegado.

A Polícia Civil do Acre reforça que as investigações continuam, com o objetivo de identificar outros envolvidos e aprofundar a responsabilização criminal dos integrantes da organização, reafirmando o compromisso com o combate ao crime organizado e à violência na região de fronteira.

Mais Lidas

Pedro Longo pede agilidade no pagamento de verbas rescisórias e reforça apelo por festas sem fogos barulhentos

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), na Assembleia...

Tanízio Sá destaca agendas no interior e elogia gestão municipal durante sessão na Aleac

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), na Assembleia...

Adailton Cruz defende debate sobre loteria estadual e cobra destinação de recursos para saúde e educação

Durante a sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac),...

Fagner Calegário defende emendas para servidores públicos e cobra solução para repactuações de terceirizados na Aleac

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), na Assembleia...

Detran regulamenta atuação de instrutores de trânsito autônomos

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo