sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Acre lança programa de inovação e sustentabilidade para cadeias produtivas de abacaxi e mandioca

O edital de abertura do Programa Cadeia Produtiva Especial, realizado pelo governo do Acre por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), foi publicado nesta sexta-feira, 19, no Diário Oficial do Estado, com o objetivo de incentivar a inovação tecnológica alinhada à sustentabilidade.

Acre lança programa de inovação e sustentabilidade para cadeias produtivas de abacaxi e mandioca | Cidade AC News – Notícias do AcreMandioca é o produto mais cultivado do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

” data-medium-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2025/09/localimages/20230426110914_IMG_0972-scaled-1-300×194.jpg68cda6236c028.jpg” data-large-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2025/09/localimages/20230426110914_IMG_0972-scaled-1-1024×664.jpg68cda623a52b6.jpg” class=”wp-image-834415 size-large” alt=”” width=”800″ height=”519″ sizes=”(max-width: 800px) 100vw, 800px”>

Mandioca é o produto mais cultivado do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O programa prevê a seleção de agricultores familiares atuantes na cadeia produtiva do abacaxi em Tarauacá e da mandioca em Rio Branco, para que concorram a bolsas das modalidades Inovação Tecnológica e Mentoria.

A categoria de Mentoria refere-se à seleção de um mentor que irá atuar junto aos produtores contemplados pela bolsa Inovação Tecnológica, devendo planejar e executar ações voltadas ao fortalecimento dessas cadeias produtivas, por meio da promoção da melhoria da organização socioprodutiva e do incentivo a práticas sustentáveis de manejo do solo e da água.

De acordo com o presidente da Fapac, Moisés Diniz, o programa vai promover práticas sustentáveis de produção, valorização identitária e fortalecimento organizacional, contribuindo para a sustentabilidade socioambiental.

“A ideia é a gente fortalecer a pesquisa, o diagnóstico e o apoio tecnológico às cadeias produtivas que geram não só renda, mas cultura, lazer, arte, música e dança, que são as cadeias produtivas identitárias, como o abacaxi de Tarauacá e, em Rio Branco, a mandioca”, ressalta.

O programa foi viabilizado por meio de emendas parlamentares dos deputados estaduais Manoel Moraes, Antônia Sales, Afonso Fernandes, Adailton Cruz e Marcos Cavalcanti, que destinaram recursos especificamente para Tarauacá e Rio Branco.

O presidente da Fapac explica que, como o montante era limitado, não foi possível estender a iniciativa a outras localidades, mas a intenção é que, a partir desse projeto, possam ser buscados mais recursos para alcançar outros municípios.

“Optamos por apoiar duas cadeias produtivas identitárias. A ideia é que os resultados nos permitam buscar, já em 2026, mais recursos junto a deputados federais e senadores, ampliando o programa para contemplar outras produções típicas do Acre, como o feijão de Marechal Thaumaturgo, o coco de Mâncio Lima, a farinha de Cruzeiro do Sul, o açaí de Feijó, o amendoim de Senador Guiomard, o mel de Bujari, o peixe e o queijo de Capixaba”, destaca.

Acre lança programa de inovação e sustentabilidade para cadeias produtivas de abacaxi e mandioca | Cidade AC News – Notícias do AcreAbacaxi gigante de Tarauacá. Foto: Karolini Oliveira

” data-medium-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2025/09/localimages/IMG-20241109-WA0088-300×223.jpg” data-large-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2025/09/localimages/IMG-20241109-WA0088-1024×762.jpg” class=”wp-image-782818 size-large” alt=”” width=”800″ height=”595″ sizes=”(max-width: 800px) 100vw, 800px”>

Abacaxi gigante integra a cadeia produtiva identitária de Tarauacá. Foto: Karolini Oliveira

O programa também vai garantir o acesso a novas tecnologias e formas de aumentar a produtividade sem desmatamento ou desperdício de recursos.

“Estamos preparando o Acre para o futuro, posicionado estrategicamente entre o Brasil e o mercado asiático, com acesso ao Porto de Xangai e à Rodovia do Pacífico. Para isso, precisamos investir em tecnologia, inovação e inteligência artificial, garantindo que nossas cadeias produtivas identitárias sejam competitivas e sustentáveis”, observa Diniz.

Os interessados devem se inscrever a partir do dia 24 de setembro até 24 de outubro. A divulgação do resultado final está previsto para o dia 17 de novembro.

The post Acre lança programa de inovação e sustentabilidade para cadeias produtivas de abacaxi e mandioca appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo