O prêmio The Best, da FIFA, encerrou a votação e nesta terça-feira (17/12) irá anunciar os premiados em um jantar de gala em Doha, no Catar. Vinícius Júnior é o grande favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo. Entre os concorrentes estão Rodri – carrasco na Bola de Ouro – e o argentino Lionel Messi, atual vencedor.
A ideia da FIFA é fazer a premiação na véspera da final da Copa Intercontinental, que acontece na quarta (18/12), entre Real Madrid e Pachuca, às 14h (horário de Brasília). Vini Jr. e Mbappé, atletas do clube merengue, estão na disputa para o prêmio de melhor do mundo.
Veja as fotos
Brasil no The Best
O Brasil também está representado entre jogadores e clubes na disputa para formar o time do ano. Os destaques do Fluminense campeão da Libertadores em 2023, Germán Cano, Ganso e Nino, estão entre os indicados, bem como o argentino Almada, do Botafogo. O período avaliado pela FIFA é a última temporada europeia, entre junho de 2023 e maio de 2024.
Entre os atletas, os nomes brasileiros são vários. Entre os atacantes, estão Rodrygo e Vinícius Júnior. Dentre os zagueiros estão Dante, Bremer e Gabriel Magalhães, já no gol, o Brasil teve o goleiro Ederson como representante.
Também tem mulheres representando o Brasil na premiação: Lorena (goleira), Rafaelle e Tarciane (zagueiras), Portillo (meia), Kerolin e Adriana (atacantes).
Aliás, o futebol feminino tem uma grande novidade para a premiação da FIFA em 2024, a criação do “Prêmio Marta” para homenagear o gol mais bonito entre as mulheres. Curiosamente, Marta está entre as indicadas, com um gol marcado em Brasil 4 x 0 Jamaica, em junho.
Não é só atletas indicados, também tem torcedor concorrendo no The Best. O famoso influenciador, o jovem Guilherme Gandra Moura, conhecido como Gui e torcedor fanático do Vasco, é um dos indicados da FIFA no “Fan Award”, que premia torcedor do ano.
Gui tem oito anos e é portador de epidermólise bolhosa, uma doença rara. Ele ficou conhecido em todo o Brasil por sua luta contra a doença, ao despertar de coma depois de 16 dias em 2023.
Vini Jr. e o The Best
Vinícius Júnior é o jogador com maiores chances de quebrar o jejum de troféus do país nesta premiação. Desde Kaká, em 2007, um atleta tupiniquim não vence o prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA.
Vini Jr. foi o melhor jogador da Liga dos Campeões da Europa e da La Liga (Campeonato Espanhol) vencida pelo Real Madrid, marcando 24 gols e 11 assistências na última temporada. Entre os concorrentes, estão Rodri, vencedor da Bola de Ouro e melhor jogador da Eurocopa vencida por ele com a seleção espanhola, além de Bellingham, que assim como Vini, foi destaque nos títulos do clube merengue.
Os capitães e treinadores das 211 associações filiadas à FIFA, além de jornalistas e torcedores, votaram em três opções escolhidas entre 11 jogadores e 11 jogadoras da lista escolhida por especialistas. Todos têm o mesmo peso eleitoral, ou seja, dentre os quatro grupos, cada um tem peso de 25%, independente do número de votantes em cada um.
Veja os indicados a melhor jogador do mundo na temporada 2023/24:
-
- Dani Carvajal (Espanha), Real Madrid
- Erling Haaland (Noruega), Manchester City
- Federico Valverde (Uruguai), Real Madrid
- Florian Wirtz (Alemanha), Bayer Leverkusen
- Jude Bellingham (Inglaterra), Real Madrid
- Kylian Mbappé (França), PSG/Real Madrid
- Lamine Yamal (Espanha), Barcelona
- Lionel Messi (Argentina), Inter Miami
- Rodri (Espanha), Manchester City
- Toni Kroos (Alemanha), Real Madrid (aposentado)
- Vinícius Jr. (Brasil), Real Madrid