quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Vice-governadora Mailza evidencia fortalecimento da cooperação entre Acre e Califórnia em políticas ambientais e mecanismos de economia verde em painel na COP30

A vice-governadora Mailza Assis fez a abertura, nesta segunda-feira, 17, do painel “Soluções Climáticas Naturais na Califórnia e no Brasil: Construindo Pontes Entre Metas e Implementação”. O evento aconteceu durante a COP30, no Pavilhão The Climate Registry, na Zona Azul, em Belém (PA).

Vice-governadora participou de painel falando sobre cooperação entra o Acre e a Califórnia. Foto: Pedro Devani/Secom O encontro de alto nível foi realizado pela Força Tarefa Pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force).

Durante o painel, os lideres ressaltaram a relação entre os estados subnacionais, Acre e Califórnia, nos Estados Unidos, que veio se consolidando ao longo dos anos como uma das mais relevantes parcerias mundiais na área ambiental. O intercâmbio entre as duas jurisdições é referência internacional ao unir a experiência amazônica em conservação florestal com a liderança californiana em políticas climáticas e sistemas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Secretária do Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia, Karen Ross, enfatizou a importância da cooperação entre os estados da Califórnia e o Acre. Foto: Pedro Devani/Secom A vice-governadora destacou o caráter estratégico dessa parceria histórica. “A relação entre o Acre e a Califórnia é uma história construída com respeito, cooperação técnica e visão compartilhada de que é possível conciliar conservação com desenvolvimento”, afirmou a gestora, lembrando que o diálogo entre as duas jurisdições atravessa décadas e continua se fortalecendo.

O marco inicial da cooperação foi estabelecido em 2010, quando Acre, Califórnia e o estado mexicano de Chiapas firmaram um Memorando de Entendimento (MOU) voltado para ações conjuntas de mitigação climática. O acordo, embora não vinculante, tornou-se referência global ao integrar florestas tropicais aos sistemas mais avançados de combate às mudanças climáticas.

Secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, falou sobre a importância dos financiamentos para os povos. Foto: Pedro Devani/Secom A partir desse compromisso, o Acre passou a se destacar internacionalmente com o seu conjunto de políticas públicas ambientais estruturadas, tendo como referência o Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa). Segundo Mailza, esse arcabouço é um diferencial reconhecido internacionalmente. “O Sisa é pioneiro e entrega resultados reais para o meio ambiente, para a economia florestal e, principalmente, para as pessoas que vivem e protegem a Amazônia”, reforçou.

Painel foi prestigiado por diversas autoridades da Califórnia e do Acre. Foto: Pedro Devani/Secom A importância dos povos indígenas também foi um dos focos do painel. A secretária Francisca Arara reforçou o protagonismo do Acre na agenda e na implementação das políticas públicas e ações já consolidadas no estado.

“O Acre tem tem trabalhado junto à Califórnia há algum tempo, eu já tive a oportunidade de atuar nessa parceria. Esse acordo se deu por conta do nosso Redd+, a Salvaguarda, ali é o momento em que os governos devem dialogar com os porcos indígenas o nosso estado tem essa cultura de não fazer para os povos, mas com as comunidades indígenas. O Redd é uma oportunidade. porque resguarda os territórios indígenas para que os programas não mudem a nossa qualidade de viver e sim amplie, traga recurso ,segurança alimenta, valorização da nossa cultura, nossos festivais. Temos um Acre com um carbono de alta integridade, então, garantimos que essa parceria com a Califórnia continue, pois a Califórnia tem a tecnologia e nós temos o estoque de créditos de carbono”, completou.

Na reunião, ficou acordado que os estados vão fortalecer a cooperação. Foto: Pedro Devani/Secom. Do lado norte-americano, o interesse na parceria é impulsionado pelo avanço das políticas de descarbonização. A Califórnia mantém um dos sistemas de comércio de emissões mais rigorosos do mundo, o “cap-and-trade”, e trabalha com metas ambiciosas para 2045. Nesse cenário, o Acre é visto como um potencial fornecedor de créditos de carbono florestal com alta integridade socioambiental.

Em sua fala, a secretária do Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia, Karen Ross, enfatizou que o estado americano tem uma politica voltada à agricultura, mas com o cuidado à segurança alimentar das comunidades.

“Precisamos de solos bons, temos investimento, temos uma pecuária forte, atuamos também com o direcionamento voltado à produção de laticínios, temos práticas alimentares alternativas como, por exemplo a compostagem. O Brasil é um líder em relação à segurança alimentar e nós estamos ansiosos em fazer essas parcerias, através do Acre. Temos muito e entregar, mas temos muito a receber também nessa cooperação”, disse.

Cooperação entre as duas regiões inclui intercâmbio científico, desenvolvimento de estudos sobre REDD+, entre outras temáticas. Foto: Pedro Devani/Secom. A cooperação entre as duas regiões inclui intercâmbio científico, desenvolvimento de estudos sobre REDD+ e análises de viabilidade para a inclusão de créditos amazônicos no mercado regulado da Califórnia. Também envolve avanços em salvaguardas socioambientais, uso de imagens de satélite e fortalecimento da governança climática.

Participantes do painel: a secretária do Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia, Karen Ross, secretária de Assuntos Tribais da Califórnia, Christina Snider-Ashtari, a secretaria dos Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, Secretário de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia, Marco Lago, e o secretário dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé.

A postagem Vice-governadora Mailza evidencia fortalecimento da cooperação entre Acre e Califórnia em políticas ambientais e mecanismos de economia verde em painel na COP30 apareceu primeiro em Notícias do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo