Ícone do site Cidade AC News | Notícias do Acre, Amazônia e Brasil

Obras de viaduto interditam Avenida Ceará em Rio Branco

Trânsito desviado na Avenida Ceará para obras de viaduto

Trânsito desviado na Avenida Ceará para obras de viaduto

Trecho urbano será bloqueado para escavações a partir desta terça-feira; motoristas devem buscar rotas alternativas

interdição avenida ceará viaduto rio branco

A partir desta terça-feira, 5 de agosto de 2025, o trecho da Avenida Ceará entre o Tribunal de Justiça e o Supermercado Araújo será totalmente interditado para o início das escavações do novo viaduto do Complexo Viário do Segundo Distrito, em Rio Branco. A obra é parte do projeto de mobilidade urbana financiado pelo Banco do Brasil em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado.

Interdição total e desvios já definidos

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), a interdição será integral, por tempo indeterminado, e afeta o fluxo central da cidade nos dois sentidos.

As rotas alternativas recomendadas são:

“É um transtorno momentâneo para um salto estrutural que a cidade precisa há décadas”, defende a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Fase mais crítica da obra começa

O projeto do viaduto prevê a escavação de 11 metros de profundidade, seguida de instalação de aduelas e fundação com estacas metálicas. Esta fase é considerada a mais delicada por envolver:

A obra tem previsão de entrega para dezembro de 2025, mas o trecho poderá permanecer bloqueado por até 90 dias.

Impacto no transporte público e no comércio

Empresários da região reclamam da falta de planejamento prévio para minimizar os efeitos da obra. Linhas de ônibus serão readequadas, e há temor de redução no fluxo de clientes em lojas da avenida.

“A gente entende a importância do viaduto, mas não fomos ouvidos. Perdemos faturamento com certeza”, diz Marcos Diógenes, comerciante local.

A Superintendência de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) informou que os itinerários e horários de ônibus serão atualizados ainda nesta semana.

Conclusão: mobilidade não se faz sem sacrifício

Interdições são sempre impopulares, mas o atraso em obras de mobilidade cobra um preço ainda maior. O viaduto da Avenida Ceará é símbolo de um ciclo de expansão urbana represado por décadas. É hora de fazer o que precisa ser feito — mesmo que o trajeto até lá seja mais longo e mais lento. Literalmente.

Leia mais no AC News:

Assinado por:

Eliton L. Muniz – Estagiário
Cidade AC News – www.cidadeacnews.com.br

Fontes:

Sair da versão mobile