quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Venezuela diz que chegou a acordo com EUA para retomar voos de repatriação

A Venezuela chegou a um acordo para retomar os voos de repatriação de migrantes dos Estados Unidos, disse o regime venezuelano em um comunicado neste sábado (22).

A declaração, emitida pelo presidente do parlamento da Venezuela, Jorge Rodriguez, afirma que os voos começariam neste domingo (23).

“Migrar não é um crime, e não descansaremos até que todos que queiram retornar estejam de volta e resgatemos nossos irmãos sequestrados em El Salvador”, diz o comunicado.

O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, disse na sexta-feira (21) que nenhum dos mais de cem de venezuelanos deportados pelos Estados Unidos para uma prisão salvadorenha é integrante da gangue criminosa Tren de Aragua da Venezuela, motivo apresentado por Washington para expulsá-los.

“Acredito, com absoluta responsabilidade, que nenhum deles aparece no organograma da extinta organização Tren de Aragua, nenhum deles”, disse Cabello em um podcast, afirmando que acessou os nomes dos deportados pela mídia dos EUA e por uma fonte própria.

O presidente dos EUA, Donald Trump, invocou uma lei do século 18 no sábado (15) para deportar rapidamente pessoas que, segundo a Casa Branca, seriam integrantes da gangue venezuelana, declarada por Washington como grupo terrorista e inimigo estrangeiro.

Apesar de um juiz ter rapidamente bloqueado a medida, o governo de Trump deportou mais de 200 venezuelanos — 137 sob a lei de tempo de guerra — para El Salvador, onde eles estão detidos na prisão antiterrorismo do país por um ano, sujeito a renovação.

Enquanto isso, famílias e advogados têm buscado notícias sobre parentes e clientes que não conseguem mais contatar e exigem seu retorno à Venezuela.

A Venezuela diz que o Tren de Aragua foi efetivamente eliminado em 2023 e que a ideia de que ele ainda exista baseia-se em uma alegação da oposição política do país.

A gangue, que começou em uma prisão no estado venezuelano de Aragua e é acusada de tráfico sexual, assassinatos por encomenda e outros crimes, espalhou-se na última década para fora do país de origem, inclusive para os EUA, durante um êxodo de migrantes da Venezuela, segundo autoridades americanas e reportagens da mídia.

O governo de Trump tem até 25 de março para responder a um pedido judicial de detalhes sobre as deportações devido ao pedido de um juiz dos EUA para que o avião que transportava os deportados desse meia-volta.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo