O Acre vacinou 218.365 pessoas contra a Influenza até o dia 29 de maio, o que representa 70,19% da meta de 311.069 doses, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) divulgados nesta quinta-feira, 5. No entanto, a cobertura entre os grupos prioritários está abaixo do esperado, com apenas 45% do público-alvo imunizado.
Entre os grupos com menor adesão estão:
- Trabalhadores da saúde: 21% vacinados
- Gestantes: 32%
- Idosos: 35%
- Indígenas: 49%
- Crianças: 56%
Na comparação com outros estados da Região Norte, o Acre ocupa a 5ª posição em cobertura vacinal entre grupos prioritários, ficando à frente apenas de Rondônia (43%) e Roraima (33%).
Covid-19 em 2025: Jordão lidera vacinação
Em relação à Covid-19, o município de Jordão apresenta a maior cobertura vacinal do estado, com 92% da população imunizada, seguido por Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus (82%), Senador Guiomard (79%) e Rio Branco (76%).
Desde o início da pandemia, o Acre já registrou 174.764 casos confirmados e 2.115 mortes por Covid-19. Em 2025, o estado contabiliza 4.876 casos e 30 óbitos.
Situação de emergência em saúde pública
Diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da superlotação dos leitos de UTI pediátricos, o governo do estado decretou emergência em saúde pública em 10 de maio. Em resposta, foi lançada uma ação conjunta entre a Prefeitura de Rio Branco e o governo estadual, com foco na reorganização dos atendimentos e orientação da população.
A campanha educativa busca informar sobre quando e onde buscar atendimento, evitando a sobrecarga nas unidades de saúde.
- “Cada cidadão precisa saber que não está sozinho”, afirmou Rennan Biths, secretário municipal de Saúde.
- Já o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, destacou: “Trabalhar de forma conjunta é a melhor resposta diante de uma situação que exige mais do que estrutura. Exige empatia, agilidade e responsabilidade”.
Com informações: A Gazeta do Acre