quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Trump anuncia que EUA vão assumir administração da Venezuela após captura de Maduro

Em coletiva de imprensa ao vivo neste sábado (03/01), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país assumirá a administração da Venezuela após a captura de Nicolás Maduro. Segundo o republicano, a medida tem como objetivo reconstruir o país e garantir que os venezuelanos se tornem “ricos, independentes, seguros e felizes”, após anos de crise e sofrimento que, de acordo com ele, foram provocados pelo ditador.

Trump iniciou a coletiva elogiando a ofensiva militar realizada na Venezuela, que resultou na captura de Maduro, como uma ação “extraordinária”, sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial. Segundo o líder americano, a operação representou o uso de uma força inédita com o objetivo de “fazer justiça”.

Veja as fotos

Foto: Reprodução/ABC
Donald TrumpFoto: Reprodução/ABC
Reprodução: YouTube/ABC News
Donald Trump, presidente dos EUAReprodução: YouTube/ABC News
Reprodução: Tampa Bay News
Donald TrumpReprodução: Tampa Bay News
Ricardo Stuckert / Presidência da República
Nicolás MaduroRicardo Stuckert / Presidência da República
Nicolás Maduro - Internet Reprodução
Nicolás Maduro – Internet Reprodução
Internet Reprodução
Donald Trump e Nicolás MaduroInternet Reprodução

“Sob minhas ordens, as Forças Armadas dos Estados Unidos conduziram uma operação militar extraordinária na capital da Venezuela, empregando um poderio militar americano esmagador, aéreo, terrestre e marítimo, para lançar um ataque espetacular, um ataque como não se via desde a Segunda Guerra Mundial”.

No discurso, o presidente também afirmou que os Estados Unidos pretendem assumir o controle administrativo da Venezuela. Trump afirmou que a iniciativa visa promover a recuperação do país e criar condições para que a população volte a ter estabilidade econômica, liberdade e segurança.

“Nós vamos administrar o país até o momento em que pudermos, temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal. Queremos liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela”, anunciou.

Trump ainda informou que empresas petrolíferas americanas passarão a operar no território venezuelano: “Nossas gigantescas companhias petrolíferas dos Estados Unidos, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera que está em péssimo estado e começar a gerar lucro para o país”, declarou.

Apesar de afirmar que ainda avalia os próximos passos para o futuro da Venezuela, Trump elogiou a atuação das Forças Armadas e reforçou que pretende reformar a indústria petrolífera do país, sob a lógica de “América em primeiro lugar”.

Mais Lidas

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo