quarta-feira, 28 janeiro, 2026

TJ/AC aumenta pena de réu que matou taxista e exclui indenização à família da vítima

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu parcial provimento aos recursos apresentados pelo Ministério Público do Estado do Acre e pela defesa de José Estevão de Morais, condenado por homicídio qualificado. A decisão, unânime, foi proferida na sessão desta terça-feira (20).

José Estevão foi condenado a 14 anos de reclusão em regime inicial fechado pela morte de vítima cujo crime foi qualificado, conforme o artigo 121, § 2º, inciso IV, do Código Penal. Além da pena, a sentença fixou indenização mínima de R$ 20 mil em favor dos familiares da vítima.

O Ministério Público requereu o aumento da pena-base, alegando que as consequências do crime foram graves, e a majoração do valor da indenização. Já a defesa contestou a valoração negativa das circunstâncias do crime, argumentando suposta repetição indevida (bis in idem) com a qualificadora, e pleiteou a exclusão da indenização por ausência de pedido expresso e pela aplicação retroativa de norma mais gravosa.

No julgamento, o relator, desembargador Francisco Djalma, reconheceu que as consequências do crime, especialmente pelo fato de a vítima ser pai de dois filhos menores e única fonte de sustento da família, configuram circunstância judicial desfavorável que justifica a majoração da pena para 16 anos de reclusão.

O tribunal rejeitou a tese de bis in idem, considerando que as circunstâncias avaliadas na dosimetria refletem gravidade autônoma, distinta da qualificadora do homicídio.

Por outro lado, a Câmara Criminal declarou ilegal a condenação ao pagamento da indenização, por se tratar de norma processual e material que não pode ser aplicada retroativamente ao fato ocorrido em 1998. A decisão seguiu entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e princípios constitucionais da legalidade e da irretroatividade da norma penal mais gravosa.

O regime inicial fechado para cumprimento da pena foi mantido devido à gravidade concreta do delito.

O post TJ/AC aumenta pena de réu que matou taxista e exclui indenização à família da vítima apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo