quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Tio Pablo critica inércia da bancada federal e cobra ações concretas contra embargos ambientais no Acre

Em entrevista a um jornal local, o deputado estadual “Tio Pablo” (PSD) fez duras críticas à falta de medidas efetivas por parte da bancada federal e de órgãos estaduais diante da crise provocada pelos embargos ambientais que afetam produtores rurais do Acre. Parlamentar e também produtor rural, Tio Pablo classificou o momento como “uma página da história do Acre que nos envergonha”.

“Vejo com bastante preocupação e tristeza o que está ocorrendo. Nós, como políticos, nos sentimos impotentes frente a essa situação. A Assembleia Legislativa não tem competência para legislar sobre isso, mas temos a responsabilidade de dar voz ao público”, afirmou.

O deputado relembrou que, há dois anos, já havia alertado para os impactos das ações do ICMBio, especialmente na região de Sena Madureira e no Rio Caeté, onde famílias chegaram a fugir para a mata durante operações. “Houve crianças que se perderam na mata naquela ocasião. O problema só vem se agravando desde então”, relatou.

Durante a entrevista, Tio Pablo demonstrou solidariedade aos produtores que ocuparam o plenário da Aleac e destacou que existe atualmente um pedido tramitando na Confederação Nacional da Agricultura (CNA) pela suspensão das ações até que alternativas legais de regularização sejam viabilizadas. No entanto, ele criticou a falta de movimentação da bancada federal acreana.

“Até agora estamos vendo só discursos vazios e rasos. A única iniciativa concreta que temos é um mandado de segurança impetrado pela CNA. Precisamos que nossa bancada saia da inércia e pressione o governo federal, o ICMBio e a Presidência da República para encontrar soluções”, cobrou.

Tio Pablo também criticou a omissão da Secretaria Estadual de Agricultura, afirmando que até o momento nem mesmo uma nota oficial foi emitida em solidariedade aos produtores. “Por mais que eu goste muito do nosso secretário, sou da base, mas a secretaria precisa se posicionar. Não podemos continuar na inércia”, destacou.

Ao final, o parlamentar defendeu que a Assembleia Legislativa seja o espaço de mobilização da causa ruralista. “É aqui o local para que os produtores se manifestem. Precisamos sair do comodismo e começar a brigar de verdade por quem trabalha no campo”, concluiu.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo