quarta-feira, 11 junho, 2025
23.3 C
Rio Branco

TikTok Shop começa a operar no Brasil

(FOLHAPRESS) – A função “loja” no TikTok acaba de ser liberada no Brasil. A partir desta quinta-feira (8), os usuários da rede social poderão fazer compras a partir de links nos vídeos postados, além de terem acesso a uma vitrine das varejistas instaladas na plataforma. Até então, essa funcionalidade não estava disponível no país, que concentra um dos maiores públicos da rede social em nível global.

 

Segundo informou o TikTok à reportagem, a função passa a ser disponibilizada gradualmente no Brasil, ou seja, ainda não aparece para todos os usuários. Mas muitas empresas já se prepararam para a novidade, como as varejistas de moda C&A e Riachuelo, as marcas de cosméticos e beleza Natura, O Boticário e L’Oréal e a fabricante de eletrônicos Huawei.

A função “loja” também estará disponível em sessões de vendas ao vivo (live shops) transmitidas pela rede social. Neste caso, uma tag que leva à compra do produto aparecerá na tela.

Um relatório recente do Santander apontou a chegada da loja do TikTok ao Brasil como um marco decisivo para o setor, que pode avançar ou perder espaço a partir do quanto conversa com seus públicos pela plataforma, que soma mais de 1 bilhão de usuários no mundo.

Segundo o relatório assinado pelo analista Ruben Couto, a expectativa é que o TikTok Shop capture entre 5% e 9% do comércio eletrônico no país até 2028, gerando até R$ 39 bilhões em volume bruto de mercadorias (GMV), com destaque para os segmentos de moda e beleza.

Em entrevista à Folha de S.Paulo no mês passado, o presidente da C&A Brasil, Paulo Correa, afirmou que a empresa mantinha um trabalho intenso com a rede social. “A plataforma te permite mostrar o que tem de sortimento, de tendências, de se conectar com as pessoas que se identificam com aquele conteúdo e vão reverberar isso na comunidade delas. É um negócio que a gente realmente considera bem importante. O consumidor está lá -então a gente tem que estar lá”, afirmou.

Em comunicado, o TikTok afirma que a ferramenta “ajuda a fortalecer as economias locais, apoiando empresas de todos os portes e perfis a lançar, desenvolver e expandir seus negócios”.

Sobre todas as vendas, uma comissão é paga ao TikTok. A rede não revela, no entanto, o percentual cobrado. A empresa diz que vai oferecer uma plataforma de aprendizado online com recursos e ferramentas para instruir os interessados sobre como vender na rede social.

De acordo com o TikTok, a ferramenta também permite “conectar criadores a vendedores através do marketing de produtos baseado em comissões”. “Os criadores têm uma nova maneira de monetizar sua criatividade ao compartilhar produtos em vídeos curtos e transmissões ao vivo, e os vendedores podem escolher o plano de afiliados que melhor se adapta à sua marca.”

Em São Paulo, fica um dos escritórios globais da companhia, também presente em Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.

Leia Também: LinkedIn lança busca por vagas com IA que entende o “emprego dos sonhos”

Mais Lidas

Despedida do Black Sabbath perde atração por briga de Sharon Osbourne com representante

Birmingham, Inglaterra, será palco do festival Back to the...

Menor frequência de sexo, como abordou Fernanda Lima em podcast, não é sinal de que relação vai mal

RAÍSSA BASÍLIOSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Acho que posso...

Rival do Fluminense no Mundial quer apagar trauma de estreias contra brasileiros

IGOR SIQUEIRARIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Como jogador,...

Combate a fake news bloqueia votação de código eleitoral no Senado

A votação do projeto de lei complementar (PLP) que...

Polícia Civil do Acre prende homem por descumprimento de medida protetiva em Cruzeiro do Sul

Na manhã desta quarta-feira, 11, a Polícia Civil do...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo