quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Surto de bronquiolite em crianças lota UTIs no Acre e acende sinal de alerta na Sesacre

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que precisou aumentar o número de leitos de Unidade de Terapia Semi-Intensiva e Intensiva pediátrica após aumento nos casos de internações com Síndrome Aguda Respiratória Grave, que engloba doenças como bronquiolite.

De acordo com o painel de monitoramento de leitos da SESACRE, dos 20 leitos de UTI e Semi-Intensivo pediátricos no Hospital Iolanda Costa e Silva, em Rio Branco, 19 estão ocupados. Dos 50 leitos clínicos, 48 estão ocupados.

Socorro Elizabeth Rodrigues de Souza, gerente-geral do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMAC), diz como parte das ações contínuas de cuidado com a população, além da abertura dos 10 leitos de enfermaria que já estão em andamento, o planejamento da SESACRE prevê a abertura de outros 10, caso necessário, o que elevaria a capacidade para 70 leitos pediátricos.

Fabiana Marques, médica pediatra e intensivista, os pais devem ficar alertas a sintomas respiratórios. “Os sinais de alerta são recurso alimentar, sonolência, diminuição da diurese (xixi), cansaço e desconforto respiratório, que é progressivo, de forma rápida e súbita. Os pais devem procurar o sistema de saúde sempre que seus filhos apresentarem qualquer alteração respiratória, principalmente os menores de 6 meses, que ainda não têm prevenção de vacina contra gripe”, diz a especialista.

Orientações de prevenção

Marques orienta aos pais e responsáveis de crianças que evitem a exposição dos pequenos em locais de aglomerações, como shoppings, supermercados, igrejas. Além disso, manter os ambientes internos arejados, com janelas abertas, e não uso de pelúcias que acumulam pó e a não exposição a fumaças como as de cigarro são importantes. Isto posto, mães de crianças em fase de aleitamento devem tomar a vacina contra a bronquiolite, que beneficia os bebês.

“A vacinação contra a bronquiolite hoje estão direcionadas para as mães, por isso que nós insistimos tanto para que as mães se vacinem, que as famílias se vacinem, e que a mãe mantenha o aleitamento materno exclusivo pelo menos até os seis meses de vida, porque uma mãe vacinada passa para o seu filho a imunidade que ele precisa”, orienta a médica Fabiana Marques.

O post Surto de bronquiolite em crianças lota UTIs no Acre e acende sinal de alerta na Sesacre apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo