quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Semulher realiza ação de panfletagem em frente ao Palácio Rio Branco e alcança mais de 1,2 mil pessoas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou uma ação de panfletagem em alusão à campanha Agosto Lilás – Feminicídio Zero. As duas unidades móveis de acolhimento à mulher, os ônibus lilases, estiveram presentes para realizar atendimento à população durante todo o evento. A mobilização foi realizada na manhã desta quarta-feira, 7, em frente ao Palácio Rio Branco, na capital acreana.

Secretaria da Mulher promove mobilização em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom

Com a campanha, lançada no início do mês, a pasta intensificou as ações de conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e, principalmente, contra as mortes violentas em razão de gênero. Os serviços do Ônibus Lilás foram ampliados e serão desenvolvidos também no interior do estado.

Secretária Márdhia El-Shawwa distribuiu folhetos educativos. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Já tinha ouvido falar de outras, mas é a primeira vez que vejo essa campanha. Acho muito importante a prevenção da violência contra a mulher. Os serviços que a Secretaria da Mulher oferece são realmente algo importante”, disse Maria Sebastiana Oliveira, de 46 anos, uma das mulheres que receberam orientações sobre a campanha, os serviços da Semulher e o atendimento feito pelo Ônibus Lilás.

Maria Sebastiana Oliveira foi uma das mulheres abordadas pela campanha. Foto: Victor Batista/Semulher

A ação tratou sobre a violência contra a mulher, sendo uma iniciativa de impacto imediato, idealizada para atingir um grande número de pessoas e com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre a gravidade e as formas de violência doméstica e de gênero, além de apontar os canais de denúncia.

Ação de conscientização foi realizada no centro de Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Escolhemos essa data porque hoje faz 18 anos da sanção da Lei Maria da Penha. Nossa intenção é alcançar as pessoas e prevenir o feminicídio e qualquer tipo de violência contra mulher, além de incentivar a denúncia. Esse tipo de conhecimento é necessário porque não somente a vítima, mas testemunhas também podem comunicar a situação, inclusive em sigilo. Nossa prioridade é salvar e mudar vidas. Alcançamos mais de mil pessoas somente nesta manhã”, disse a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

Secretária da Mulher e secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos somaram esforços para a ação. Foto: Franklin Lima/Semulher

“A importância do Agosto Lilás reside não apenas na conscientização, mas também na mobilização de todos os setores da sociedade. Neste mês, convido todos a vestirem a cor lilás, a participarem de eventos, palestras e discussões e compartilharem informações nas redes sociais. Juntos, podemos fortalecer essa causa e contribuir para um futuro em que todas as mulheres possam viver com dignidade, respeito e segurança”, destacou a secretária adjunta de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Vasconcelos.

Durante a mobilização, a equipe multiprofissional da Semulher distribuiu material informativo, ao realizar abordagens educativas sobre a importância de combater a violência e indicar locais de ajuda, suscitando a reflexão e os encaminhamentos para os atendimentos do Ônibus Lilás.

Delegada e coordenadora da Deam, Elenice Frez: “Que as mulheres se encorajem, se fortaleçam”. Foto: Kauã Oliveira/Semulher

“Como delegada da Mulher, também faço parte da luta pelo fim da violência doméstica e do feminicídio e não poderia deixar de vir neste evento que leva informação, conhecimento, conscientização e ensina como as pessoas podem denunciar. Esse conhecimento salva vidas. Esse evento é muito importante, para que as mulheres se encorajem, se fortaleçam, e também para familiares e amigos ajudarem e darem as mãos para essas vítimas”, salientou a delegada e coordenadora da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Elenice Frez.

Atendimento no Ônibus Lilás integrou a mobilização. Foto: Victor Batista/Semulher

A Semulher oferece atendimentos de assistência social, psicológicos e jurídicos, para orientação e encaminhamento aos serviços de apoio, como delegacias especializadas, abrigos e linhas de denúncia.

Subdefensora-geral Juliana Marques participou da ação, com a titular da pasta das mulheres. Foto: Kristel Noriega/DPE

“Ações de conscientização como esta são de extrema importância para reforçarmos a luta pela defesa, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Ressalte-se que a união de esforços e parcerias entre as instituições são essenciais para a garantia e promoção dos direitos da mulher e apoio às vítimas de violência”, disse a subdefensora-geral do Estado, Juliana Marques.

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos se uniram ao movimento. Foto: Diego Gurgel/Secom

As atividades da Unidade Móvel de Acolhimento a Mulher serão realizadas em parceria com os órgãos, instituições e autoridades parceiras, além de atores da sociedade civil. Representando o Município de Rio Branco, também estiveram presentes no evento a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Diwliane Freze; a gerente do Departamento de Políticas para Mulheres da SASDH, Danielle Santana; o gerente do Departamento de Políticas para Juventude, Henrefany Costa; e o gerente do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, Jota Conceição, entre outros.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo