terça-feira, 29 julho, 2025
23.3 C
Rio Branco

Sebrae fortalece ações de integridade e transparência ao aderir ao programa Pacto Brasil da CGU

Instituição tem compromisso com a ética e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no estado

Com foco na promoção da integridade, prevenção à corrupção, transparência pública e participação social, o Sebrae no Acre aderiu ao programa Pacto Brasil, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O Pacto Brasil tem como missão fomentar a adoção de práticas de integridade e compliance por empresas e entidades privadas, contribuindo para um ambiente de negócios mais ético e transparente. Entre os benefícios para os participantes, destacam-se o apoio técnico, a capacitação em boas práticas de governança e o reconhecimento público pelo compromisso com a integridade.

A adesão ao programa é voluntária e ocorre por meio da assinatura de um Termo de Adesão, seguida de uma autoavaliação e da implementação de um Plano de Ação para melhoria contínua das práticas de gestão e conformidade.

Durante o evento, foi reforçado o papel estratégico das instituições parceiras — como o Sebrae — na difusão dessas boas práticas, especialmente entre micro e pequenas empresas.

Foto: Divulgação/Sebrae

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, em 2024 a instituição atingiu 92% de homologações em seus processos licitatórios, sendo 100% deles realizados em formato eletrônico — o que ampliou a concorrência e reduziu barreiras de acesso, principalmente para fornecedores locais. No total, foram realizadas 51 licitações bem-sucedidas.

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, aderir ao programa da CGU reforça o compromisso da instituição com a ética e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no estado. “O Sebrae acredita que o fortalecimento da integridade e da transparência nas relações públicas e privadas é essencial para um ambiente de negócios mais saudável. Ao aderir ao Pacto Brasil, contribuímos diretamente para que mais empresas acreanas adotem boas práticas de governança e estejam preparadas para crescer de forma ética e sustentável”, destaca Lameira.

Foto: Divulgação/Sebrae

A expectativa é de que, com o engajamento de mais parceiros e empresas, o Acre avance ainda mais na construção de uma cultura de integridade, colaborando para uma gestão pública mais eficiente e uma economia local mais sólida e justa.

Foto: Divulgação/Sebrae

Mais Lidas

Donald Trump é flagrado em suposta trapaça durante partida de golfe

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um vídeo gravado na...

DHPP comemora 9 anos de dedicação à elucidação de homicídios no Acre

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)...

Abel encontra Dorival em 4º time diferente e tenta vencer 1ª em mata-mata

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Técnico mais longevo da...

Luis Suárez supera recorde e vira reforço mais caro da história do Sporti

Depois de ter vivido a melhor temporada da carreira...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo