quinta-feira, 19 junho, 2025
23.3 C
Rio Branco

Saúde confirma 47,5 mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue no Acre

Rio Branco, 9 de junho de 2025 – A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) anunciou nesta segunda-feira (9) a aquisição de 47,5 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue, uma novidade no Acre. Os kits, com resultados em 20 minutos, estão sendo distribuídos em 22 municípios para agilizar o combate à doença, que registrou 3.456 casos em 2024, 18% a mais que em 2023. Os testes, adquiridos com recursos do Ministério da Saúde, detectam o vírus nos primeiros dias de sintomas. “É um reforço para nossa rede de atenção primária”, disse o secretário Pedro Pascoal. Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira concentram 75% dos casos. Os kits foram distribuídos proporcionalmente, com 12 mil para a capital. Equipes de saúde estão sendo capacitadas para aplicá-los. Além da dengue, a Sesacre monitora zika (89 casos) e chikungunya (45 casos) em 2024. “Os testes ajudam, mas precisamos de mutirões contra o mosquito”, cobra a dona de casa Maria José, de 52 anos. O governo intensificará vistorias e campanhas educativas. O clima quente e úmido do Acre favorece o Aedes aegypti, e após duas mortes em 2023, a prevenção é crucial. Redação Cidade AC News – Eliton Muniz

Rio Branco, 9 de junho de 2025 – A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) anunciou nesta segunda-feira (9) a aquisição de 47,5 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue, uma novidade no Acre. Os kits, com resultados em 20 minutos, estão sendo distribuídos em 22 municípios para agilizar o combate à doença, que registrou 3.456 casos em 2024, 18% a mais que em 2023.

Os testes, adquiridos com recursos do Ministério da Saúde, detectam o vírus nos primeiros dias de sintomas. “É um reforço para nossa rede de atenção primária”, disse o secretário Pedro Pascoal. Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira concentram 75% dos casos. Os kits foram distribuídos proporcionalmente, com 12 mil para a capital. Equipes de saúde estão sendo capacitadas para aplicá-los.

Além da dengue, a Sesacre monitora zika (89 casos) e chikungunya (45 casos) em 2024. “Os testes ajudam, mas precisamos de mutirões contra o mosquito”, cobra a dona de casa Maria José, de 52 anos. O governo intensificará vistorias e campanhas educativas. O clima quente e úmido do Acre favorece o Aedes aegypti, e após duas mortes em 2023, a prevenção é crucial.

Redação Cidade AC News – Eliton Muniz

Mais Lidas

Santos estipula valor para vender volante que volta de empréstimo

(UOL/FOLHAPRESS) - O Santos estipulou o valor de 2,5...

Coordenador da ONU diz que apelo humanitário é questão de responsabilidade

Tom Fletcher falou de crises globais e disse que...

Violência sexual em conflitos afeta múltiplas gerações, diz líder da ONU

Secretário-geral pede reforço da justiça para acabar com impunidade...

Bocalom admite interesse em disputar o governo do Acre em 2026: “Se houver o convite, aceitarei”

O cenário político para a sucessão do governador Gladson...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo