sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Sancionada lei que permite uso de tornozeleira eletrônica para monitorar agressores de mulheres

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.125, de 2025, que autoriza o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (25), a nova legislação tem o objetivo de fortalecer o cumprimento das medidas protetivas em casos de violência doméstica e familiar.

Com a sanção, a Lei Maria da Penha passa a prever expressamente o monitoramento eletrônico como ferramenta adicional para proteger as vítimas. Em situações de aproximação indevida do agressor, tanto a vítima quanto a polícia deverão ser alertadas imediatamente.

A medida tem origem no Projeto de Lei 5.427/2023, apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ). No Senado, o texto foi analisado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) e recebeu parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS).

“As medidas protetivas de urgência são essenciais para a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e é fundamental que sejam aprimoradas”, afirmou Paim. Ele destacou que, infelizmente, muitos casos de feminicídio ocorrem mesmo após a concessão de medidas protetivas.

Durante a votação em Plenário, realizada em 26 de março, a senadora Leila Barros (PDT-DF), relatora da proposta, também reforçou a importância da inovação: “Sabemos que muitas mulheres são vítimas de feminicídio mesmo com medida protetiva em vigor. Temos de buscar todo tipo de mecanismo para ajudar as mulheres que se sentem ameaçadas. Vamos à luta”, declarou.

A nova lei representa um avanço na luta pela proteção das mulheres, ampliando os instrumentos disponíveis para garantir sua segurança em casos de ameaça e violência.

O post Sancionada lei que permite uso de tornozeleira eletrônica para monitorar agressores de mulheres apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo