quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Rio Juruá sobe para 13,70 metros e Prefeitura de Cruzeiro do Sul decreta situação de emergência

agazeta.net

A cheia do rio Juruá continua avançando em Cruzeiro do Sul e já atinge 12 bairros e dezenas de comunidades rurais. Na manhã desta quarta-feira (19), o nível do rio chegou a 13,70 metros, obrigando a retirada de moradores das áreas alagadas. Diante do agravamento da situação, a Prefeitura decretou situação de emergência e mobilizou órgãos estaduais e municipais para prestar auxílio às famílias afetadas.

Atualmente, 11 famílias estão em abrigos improvisados em escolas da cidade, como a Escola Corazita Negreiros, no bairro Telégrafo, e a Escola Madre de Gundisbequer, no bairro Miritizal. Segundo o prefeito Zequinha Lima, o trabalho de remoção deve continuar nos próximos dias, já que a previsão é de que o rio continue subindo.

“Hoje já retiramos uma comunidade indígena de 11 famílias do bairro Miritizal e estamos monitorando outras áreas críticas. Já são mais de 3 mil famílias impactadas pela enchente. Temos toda a estrutura mobilizada, com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos atuando para minimizar os danos. Além disso, solicitamos apoio do Governo do Estado e Federal para reforçar as ações de assistência.”

Monitoramento e previsão de mais chuvas

O Corpo de Bombeiros informou que o monitoramento dos rios segue intenso e que a tendência é de mais chuvas nos próximos dias. Segundo o comandante Josadac Cavalcante, a situação é acompanhada em tempo real para que as equipes possam agir rapidamente.

“A previsão de chuva na região do Juruá varia entre 5 e 75 milímetros, o que pode influenciar no nível do rio. Estamos em alerta máximo, preparados para ampliar os abrigos e retirar famílias de áreas de risco antes que a situação se agrave.”

Além disso, a Marinha do Brasil reforçou a fiscalização no rio Juruá para garantir a segurança da navegação e auxiliar no plano de contingência elaborado em parceria com os órgãos municipais e estaduais.

A prefeitura segue acompanhando o cenário e alerta a população ribeirinha para que fique atenta às orientações das autoridades e, se necessário, busque ajuda para remoção de áreas de risco.

Nota da Marinha na íntegra 

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9° Distrito Naval, informa por uma nota  que a
Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul intensificou as ações de fiscalização no rio Juruá, que passa pelo período de cheia e vem levantando a preocupação das autoridades. Na manhã de hoje (19), representantes da Marinha participaram de uma reunião de coordenação com órgãos governamentais estaduais e municipais para discutir a cheia do rio Juruá e a execução do Plano de Contingenciamento.

A Marinha do Brasil vem monitorando o nível dos rios que percorrem o Estado do Acre e
atua para mitigar efeitos adversos, em coordenação com demais órgãos.

Com informações do repórter Glédson Albano para TV Gazeta

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo