Nos dias 27 e 28 de março de 2025, Rio Branco estará representada no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, em Brasília-DF. A participação da capital acreana reforça seu compromisso com a agenda climática e com a busca por soluções sustentáveis para os desafios urbanos.
O evento reúne representantes de governos estaduais e municipais, além de instituições da sociedade civil, para discutir a implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR). Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Cidades (MCid), o programa visa fortalecer políticas públicas voltadas à adaptação e resiliência climática nos municípios brasileiros.
Rio Branco e a transição climática
Representando a gestão municipal de Rio Branco, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, e a Chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, Aline Martins, participam do encontro para estreitar parcerias estratégicas e aderir a iniciativas como o Cidades Modelos Verdes Resilientes.
A secretária destacou a importância do evento para o município: “A frequência dos eventos climáticos extremos tem exposto as fragilidades do município, tornando essencial a busca por soluções eficazes. Esse evento é uma oportunidade para aproximar Rio Branco de iniciativas concretas, seja por meio de projetos ou acesso a fontes de financiamento”. Durante o encontro, Flaviane participou da assinatura simbólica de adesão ao programa.
A delegação de Rio Branco também terá acesso a capacitações com agências de financiamento, facilitando a viabilização de projetos ambientais. Além disso, o evento marcará o anúncio de editais e fundos nacionais, como o Fundo Clima, Pró-Cidades, FNDCT e o Edital Periferias Verdes Resilientes, que poderão impulsionar investimentos em infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza para o município.
Compromisso com o futuro
Rio Branco integra o grupo inicial de cinco cidades pioneiras no desenvolvimento do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes, promovido pelo C40. Durante o evento, outras 45 cidades serão anunciadas para dar continuidade às ações climáticas dentro dessa iniciativa.
A Chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, Aline Martins, enfatizou a relevância do encontro para os municípios:
“A agenda do programa é um apoio fundamental para que o município possa avançar na implementação da transição climática e resiliente. O evento está cumprindo seu propósito, precisamos dialogar sobre as necessidades e desafios dos municípios e o acesso às fontes de recursos para tornar os ambientes urbanos mais sustentáveis. Ou seja, precisamos destravar o financiamento climático.”
A presença de Rio Branco no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes reforça o compromisso do Município com o planejamento urbano sustentável e a resiliência climática. Ao se engajar nessa agenda, a cidade fortalece seu papel na construção de um futuro mais verde e equilibrado para as próximas gerações.