segunda-feira, 2 fevereiro, 2026

Reino Unido alerta para pancreatite associada a canetas emagrecedoras


Logo Agência Brasil

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido emitiu alerta para o risco, ainda que pequeno, de casos de pancreatite aguda grave em pacientes que utilizam medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras.Reino Unido alerta para pancreatite associada a canetas emagrecedoras | Cidade AC News – Notícias do AcreReino Unido alerta para pancreatite associada a canetas emagrecedoras | Cidade AC News – Notícias do Acre

Em nota, a agência destacou que a pancreatite aguda é um efeito colateral conhecido, porém pouco frequente, do uso desse tipo de medicamento.

Notícias relacionadas:

“Em alguns casos extremamente raros, as complicações da pancreatite aguda podem ser particularmente graves”.

De acordo com o comunicado, médicos e pacientes devem estar atentos aos sintomas iniciais de pancreatite aguda para que o quadro não evolua para forma grave, incluindo dor abdominal intensa e persistente que pode irradiar para as costas e ser acompanhada de náuseas e vômitos.

A diretora de Segurança da MHRA, Alison Cave, destacou que, para a grande maioria dos pacientes que recebem prescrição médica para utilizar medicamentos agonistas GLP-1, eles se mostram seguros e eficazes, “proporcionando benefícios significativos para a saúde”.

“O risco de desenvolver esses efeitos colaterais graves é muito pequeno, mas é importante que pacientes e profissionais de saúde estejam cientes e atentos aos sintomas associados”, completou Alison.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Entenda

Os medicamentos agonistas GLP-1 são prescritos para o tratamento de diabetes tipo 2 e, no caso de produtos específicos, para o controle de peso e a redução do risco cardiovascular em indivíduos com doença estabelecida e alto índice de massa corpórea (IMC).

Pesquisa recente publicada pela University College London estima que 1,6 milhão de adultos na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia usaram as chamadas canetas emagrecedoras, incluindo a semaglutida (Wegovy e Ozempic) e a tirzepatida (Mounjaro), entre o início de 2024 e o início de 2025, com o objetivo de perda de peso.

Mais Lidas

Política em campo: as tensões que cercam a Copa do Mundo de 2026

A correlação entre futebol e política é um tema...

Virginia revela participação na Globo e conta se aceitaria convite para trabalhar na emissora

Virginia Fonseca já tem data marcada para aparecer na...

Justiça avança em cobrança e autoriza leilão de mansão ligada a Ana Hickmann

A Justiça de São Paulo autorizou, na última sexta-feira...

Fluminense define valor e negocia últimos termos por jogador da MLS; saiba valores

O Fluminense está muito próximo de concretizar a contratação...

Defesa de Marcos Araújo se pronuncia após Justiça conceder medida protetiva a Lívia Andrade

O advogado Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, que representa...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo