sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Recém-nascido engasgado com leite é salvo por policiais no interior do Acre

Recém-nascido engasgado com leite é salvo por policiais no interior do Acre | Cidade AC News – Notícias do Acre
Após conferir que bebê respirava normalmente, militar orientou os pais a buscarem uma unidade de saúde — Foto: Reprodução

Um bebê de apenas cinco dias foi salvo por dois policiais militares na cidade de Brasiléia, no interior do Acre, após se engasgar com leite materno. O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (18), quando os pais chegaram desesperados ao 5º Batalhão da Polícia Militar pedindo socorro.

Os soldados Francisco Neto e Emílio Amaral foram os responsáveis pelo salvamento. Ao perceberem a gravidade da situação, aplicaram a Manobra de Heimlich adaptada para recém-nascidos. O bebê já apresentava sinais de asfixia, com o rosto roxo e sem conseguir chorar.

“Era quase meia-noite quando o comandante da guarda entrou perguntando se alguém sabia realizar algum procedimento com recém-nascido. Corremos até a entrada e fiz a manobra. Aprendi durante o curso na Ufac e também no treinamento da PM”, relatou Amaral, que é formado em enfermagem e atualmente estuda medicina.

Segundo o policial, o bebê estava nos braços dos pais dentro de um carro. “Inclinei ele para frente e dei algumas palmadas firmes nas costas. Ele tinha leite no rosto e próximo ao nariz. Após a limpeza, percebi que ele voltou a respirar normalmente”, contou.

Durante o procedimento, o colega de farda Francisco Neto, também estudante de medicina, monitorava os sinais vitais do bebê. “Estávamos prestes a sair para patrulhar novamente, depois de uma breve pausa, quando os pais chegaram”, lembrou Amaral.

Após a estabilização, os policiais orientaram os pais a levarem o bebê imediatamente ao hospital para avaliação médica detalhada, diante do risco de broncoaspiração. No entanto, devido à urgência do atendimento, não foi possível coletar os contatos da família nem obter novas informações sobre o estado de saúde da criança.

“Foi tudo muito rápido. O foco era salvar o bebê. Quando vimos que ele estava respirando, pedimos que seguissem direto para o hospital”, finalizou Amaral.

Saiba como fazer a Manobra de Heimlich

📌 Para bebês com menos de 1 ano:

  • A criança pode ficar roxa, molinha e com choro fraco ou ausente.

  • Nunca tente retirar o objeto com o dedo se ele não estiver visível.

  • Ligue imediatamente para o Samu (192) ou o Corpo de Bombeiros (193).

  • Enquanto aguarda o socorro, posicione o bebê de bruços sobre o antebraço ou coxa, com a cabeça mais baixa que o tronco.

  • Aplique cinco tapas firmes nas costas.

  • Vire o bebê e, se o objeto estiver visível, retire com cuidado.

  • Se o bebê continuar engasgado, faça cinco compressões torácicas com dois dedos no centro do tórax.

  • Continue alternando as manobras até a criança desengasgar ou o socorro chegar.

📌 Para crianças maiores e adultos:

  • Abrace a pessoa por trás, posicionando as mãos acima do umbigo.

  • Com uma das mãos fechada e a outra apoiando, faça compressões abdominais rápidas e firmes, conhecidas como o “abraço da vida”.

  • Repita até a pessoa expelir o objeto.

  • Se não funcionar, busque ajuda profissional imediatamente.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo