sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Projeto que retira restrições a crédito ao RS entra no Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei (PLN 25/2024) que propõe retirar restrições a concessão de crédito a pessoas e empresas negativadas do Rio Grande do Sul. A proposta tem base na catástrofe ocorrida no Estado neste ano.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ainda a receber análise dos parlamentares, ela pode modificar a Lei de Diretrizes Orçamentárias referente a 2024 e requer aprovação em sessão conjunta do Congresso Nacional.

Nesta terça-feira, 13, os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, confirmaram um acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para a votação imediata do projeto.

Leia mais: “As marcas da tragédia”, reportagem de Tauany Cattan publicada na Edição 223 da Revista Oeste

O PLN 25/2024 estava na pauta da Comissão Mista do Orçamento, do Senado, nesta quarta-feira, 14. A reunião, no entanto, foi cancelada, e os parlamentares ainda não apreciaram o conteúdo do projeto.

Objetivo do governo com projeto no Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

Segundo Fávaro, o projeto promove a ‘desnegativação’ dos CPFs dos produtores nas empresas de restrição de crédito. “O objetivo do PLN é permitir que os cidadãos gaúchos tenham acesso às medidas publicadas pelo governo federal nas instituições financeiras”, afirmou o Ministério da Agricultura, em comunicado divulgado nesta terça.

Leia mais: “Conto do vigário”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 225 da Revista Oeste

Na exposição de motivos, o governo destaca que a calamidade pública no Rio Grande do Sul teve um impacto significativo. Por isso, ele exigiria “medidas urgentes e excepcionais”, a fim de viabilizar o acesso ao crédito necessário, para retomar atividades produtivas.

A proposta isenta agências financeiras oficiais de observar impedimentos legais na concessão de crédito em municípios atingidos pela calamidade.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo