sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Projeto Caminho das Letras: Escola Pe. Edson de O. Dantas é reconhecida nacionalmente por iniciativa de Leitura e Escrita

Projeto Caminho das Letras: Escola Pe. Edson de O. Dantas é reconhecida nacionalmente por iniciativa de Leitura e Escrita | Cidade AC News – Notícias do Acre

Garantir uma educação pública de qualidade é um dos principais desafios das redes de ensino do Brasil. Para alcançar esse objetivo, professores e gestores devem planejar e acompanhar ações que enfrentem os principais desafios da aprendizagem. Buscando inovar no ensino da leitura e escrita, a Escola Municipal Pe. Edson de Oliveira Dantas, implementou o Projeto Caminho das Letras, uma iniciativa voltada ao incentivo da leitura e da escrita criativa nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

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O projeto conquistou reconhecimento nacional e foi selecionado para ser apresentado na sede do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), em Juiz de Fora (MG), ao lado de apenas mais um município acreano, Sena Madureira.

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A iniciativa utilizou na Plataforma CAEd, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que desempenha um papel fundamental no monitoramento e fortalecimento da alfabetização na idade certa. O CNCA é uma iniciativa do governo federal que busca garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, enquanto a Plataforma CAEd auxilia nesse processo oferecendo avaliações de formações contínua da aprendizagem e dados precisos para gestores e professores.

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A Secretaria Municipal de Educação aderiu esta politica onde vem desenvolvendo um trabalho de articulação e acompanhamento com as escolas do município através da equipe de ensino. A integração dessas ações possibilita um ensino mais qualificado, identificando desafios e aprimorando estratégias para assegurar o direito à educação de qualidade para todas as crianças.

“Ficamos felizes com esse reconhecimento a nível nacional. Muitas vezes, o aluno tem um livro em mãos, mas desconhece sua origem, o processo de criação e os desafios para publicá-lo. A partir da plataforma e das atividades desenvolvidas, conseguimos despertar neles o interesse pela leitura e escrita. Sabemos das dificuldades e da resistência inicial ao uso de plataformas digitais, mas os resultados foram extremamente positivos”, destacou Cesar Augusto Gadelha Mendonça, pedagogo e professor do 4º ano.

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A gestora da escola, professora Cliciane Chaves Rocha, celebrou os impactos do projeto, que motivou os alunos a desenvolverem suas habilidades e resultou no aumento da procura de matrículas na escola.

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“Nosso maior desafio foi criar o hábito da leitura nos alunos, pois até então eles não tinham essa rotina. Desenvolvemos uma série de atividades para incentivá-los a gostar de ler e escrever, e conseguimos despertar neles o gosto pelo conhecimento. O reconhecimento nacional mostra que estamos no caminho certo. Com o crescimento da demanda, tivemos que ampliar duas novas salas de aula para atender a quantidade de novas matrículas, e nossa equipe está preparada para continuar garantindo um ensino de qualidade”, enfatizou a diretora.

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O projeto incentivou os alunos a criarem suas próprias histórias, com textos e ilustrações, fortalecendo a interpretação e a criatividade. Um exemplo de sucesso foi a pequena Lorena da Silva, de 10 anos, que cursará o 5º ano do Ensino Fundamental e se inspirou no projeto para escrever seu próprio livro: “A Lâmpada Mágica”.

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A história retrata uma menina que, ao chegar na escola, queria fazer novos amigos e encontra uma lâmpada mágica que realiza todos os seus desejos. “Quando comecei a escrever meu livro, encontrei palavras que não compreendia, mas, com a ajuda do professor, fui aprendendo seus significados e construindo minha história. Como na minha história tinha uma floresta encantada, pensei em colocar uma lâmpada mágica para realizar os desejos da personagem em fazer novos amigos. No final, percebi que não precisamos de vários amigos para sermos felizes, às vezes, apenas um já faz toda a diferença”, contou Lorena.

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A leitura e a escrita são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, sendo essenciais para a comunicação, o pensamento crítico e o sucesso acadêmico.

A experiência da Escola Pe. Edson reforça como um ensino inovador e planejado pode transformar a educação, tornando os alunos mais preparados para os desafios do futuro. O reconhecimento nacional do Projeto Caminho das Letras prova que investir na alfabetização e no incentivo à criatividade faz a diferença na vida das crianças e no avanço da educação pública.

 Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: ASCOM

 

 

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