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Procon e Ipem realizam Operação Dia das Crianças por meio do Programa Rota da Qualidade

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Procon e Ipem realizam Operação Dia das Crianças por meio do Programa Rota da Qualidade

Devido ao aumento na procura por brinquedos, roupas e outros produtos voltados para o público infantil nesta época do ano, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/AC), por meio do programa Rota da Qualidade, deu início nesta semana à Operação Dia das Crianças no estado. A ação, que dura até a próxima sexta-feira, 11, tem o objetivo de coibir infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e garantir maior segurança na hora das compras.

Operação tem o objetivo de garantir compras mais seguras. Foto: Emely Azevedo/Procon

Durante a fiscalização estão sendo analisadas as informações referentes a preços e formas de pagamento, que precisam ser divulgados de maneira clara, precisa e evidente. Além disso também é verificado a presença do exemplar do CDC acessível ao consumidor, políticas de troca de produtos, se as embalagens dos brinquedos, berços e cadeiras de alimentação possuem as informações obrigatórias, como certificado do Inmetro, faixa etária, dados fiscais do fabricante ou distribuidor, instruções de uso e descrição completa dos itens contidos na embalagem, dentre outras.

Alana Albuquerque cita que é necessário que os consumidores estejam atentos na hora das compras. Foto: Emely Azevedo/ Procon

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, destaca que o instituto está atuando no combate à pirataria e que a ação é essencial para garantir a segurança e bem-estar do público infantil.

“O Procon/AC tem atuado para combater a pirataria durante esse período, principalmente para inibir o comércio de produtos falsificados. É muito importante levar as orientações para os consumidores com relação aos seus direitos e também educar os fornecedores para que observem o devido cumprimento às normas, pois é imprescindível o papel de todos que irão comprar presentes, evitando produtos ilegais, sem nota fiscal e sem procedência, e, por esse motivo, nossos agentes fiscais estarão atuando na capital e no interior, para garantir que não aconteça a abusividade em relação aos nossos consumidores. Somente assim será possível garantir a segurança e a saúde das crianças”.

A dona de casa Suelen Araújo estava realizando suas compras para o Dia das Crianças em um dos estabelecimentos visitados e falou sobre a necessidade deste tipo de ação.

“Eu acho bom porque é muito importante para a criança, poder brincar, poder ter brinquedos com segurança. A gente compra brinquedos com qualidade. É uma garantia”, frisou.

Hérica Granzotto destaca a importância da fiscalização. Foto: Emely Azevedo/Procon

A presidente do Ipem, Hérica Granzotto, destaca a relevância da operação desenvolvida em parceria com o Procon, por meio do programa governamental Rota da Qualidade.

“Estamos fazendo essa fiscalização em todo o comércio no estado do Acre, atacadista e varejista, com a verificação do selo de conformidade do Inmetro, indicação da faixa etária, data de fabricação, dentre outros. A ação é muito importante para saber se os consumidores estão comprando e consumindo produtos com segurança. Agradecemos a todos os fornecedores que têm nos recebido de maneira cordial para a realização desse trabalho, pois eles têm entendido a importância da fiscalização periódica para atender de forma segura os consumidores”, destacou.

A gerente Nayane Melo está atenta à legislação consumerista. Foto: Emely Azevedo/Procon

Naiane Melo, gerente de uma das lojas visitadas, destacou que a operação garante a segurança dos clientes e o reconhecimento positivo dos consumidores do estabelecimento.

“Traz uma segurança ao público saber que a loja está dentro dos critérios estabelecidos, que estamos respeitando todos esses protocolos”, frisou.

Campanha educativa

O Procon/AC dá algumas dicas para que os consumidores realizem suas compras com segurança:

Consumidores deve estar atentos à certificação dos produtos. Foto: Emely Azevedo/Procon

Qualquer reclamação, dúvida ou denúncia pode ser feita presencialmente na Central de atendimentos (OCA), de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 13h30, ou por meio dos canais oficiais do órgão: Disque-Denúncia 151, ou (68) 3223-7000; pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br ou pela plataforma de atendimento online: consumidor.gov.br











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